Inclusão econômica e social chega a índios de Ortigueira

Sicredi associou 130 indígenas da Aldeia Queimadas em janeiro deste ano, solucionando situação que afetava toda a comunidade

A Sicredi Agroempresarial PR/SP associou, em janeiro deste ano, 130 índios da Aldeia Queimadas, em Ortigueira, município a cerca de 215 quilômetros de Curitiba. A participação dos novos associados na cooperativa de crédito e investimento soluciona um problema que afetava parte da tribo, composta por 9 mil índios: a Associação Comunitária Indígenas Queimadas (Aciq), representada por dois integrantes, recebia benefício de compensação, repassado à comunidade. Desde janeiro, o valor foi dividido entre 130 famílias, com a criação de contas individuais e a oferta de cartão da instituição.

De acordo com a gerente da unidade de atendimento de Ortigueira, Lucimare Acacio Peixoto Carlesse, o acordo com os índios era desejo antigo do Sicredi, que apoia a comunidade como um todo. “Como instituição financeira cooperativa e sabendo da situação, decidimos mais uma vez oferecer uma solução prática e objetiva”, afirma. As negociações contaram com a participação das lideranças indígenas, a comunidade e a intermediação do Ministério Público. “Em vez de repasse único, o valor será dividido entre 130 famílias, evitando os problemas de transferir a verba a representantes”, revela.

A indígena Zinha Garigsânh Lourenço, de 24 anos, conta que o Sicredi chegou até aldeia e se tornou, na prática, a primeira instituição financeira da maioria dos associados indígenas, realizando a inclusão socioeconômica. “Há vários outros indígenas se associando os quais estavam com algum problema de documentação no período de abertura das contas”, conta. Por meio da inclusão financeira, Zinha pretende mudar de vida, especialmente com a melhora de sua moradia. “Meu objetivo é fazer um empréstimo para a construção de uma nova casa na aldeia”, afirma.
Atualmente, conforme dados da Fundação Nacional do Índio (Funai), o Brasil conta com 817 mil indígenas – o equivalente a 0,3% do total de pessoas do país. Essa população necessita de apoio governamental e de outras instituições para se incluir de forma social e econômica. Em 2011, a Funai estimou que 62% dos índios viviam em condições de extrema pobreza. Em todo o mundo, segundo dados da Organização das Nações Unidas (ONU), um terço das mais de 900 milhões de pessoas ao redor do globo nesta mesma situação é indígena.

Inclusão
A inclusão socioeconômica dos indígenas vai ao encontro da política institucional do Sicredi, que visa gerar benefícios à comunidade nas quais está inserido. “Ficamos muito contentes em conseguir a associação, já que estamos atuando em uma questão que envolve toda a comunidade de Ortigueira”, afirma Manfred Dasenbrock, presidente da Central Sicredi PR/SP/RJ. “Associar a comunidade indígena de Ortigueira era um sonho antigo e agora só foi possível graças ao comprometimento dos colaboradores e, acima de tudo, pela confiança dessa comunidade no Sicredi”, afirma o presidente da Sicredi Agroempresarial PR/SP, Agnaldo Esteves. “Na cooperativa, há respeito mútuo e tratamento humano para todos os associados. Isso fez a diferença”, ressalta.

Entrega de cartões
A entrega dos cartões foi realizada na própria aldeia, em janeiro. Integrantes da equipe da Sicredi Agroempresarial PR/SP, o cacique Martin Ka Egso Hery e representantes da Funai participaram do ato. Na ocasião, foram apresentados os diferenciais do sistema Sicredi e um aprofundamento dos produtos e soluções oferecidas pela instituição. “Foi muito gratificante ver a alegria da comunidade ao saber toda a praticidade que estávamos proporcionando a eles”, destaca a gerente Lucimare.

Sobre o Sicredi
O Sicredi é uma instituição financeira cooperativa com mais de 112 anos de história, 2,9 milhões de associados e 1.334 pontos de atendimento, em 11 Estados* do País. Organizado em um sistema com padrão operacional único conta com 98 cooperativas de crédito filiadas, distribuídas em quatro Centrais Regionais – acionistas da Sicredi Participações S.A. – uma Confederação, uma Fundação e um Banco Cooperativo que controla uma Corretora de Seguros, uma Administradora de Cartões e uma Administradora de Consórcios. Mais informações no site sicredi.com.br.

* Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Tocantins, Pará, Rondônia e Goiás.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *