Aprovado projeto que declara Padre Theodor Amstad patrono do cooperativismo

Brasília (16/4) – A Comissão de Cultura (Ccult) da Câmara dos Deputados aprovou na manhã de ontem o Projeto de Lei nº 4.280/2012, que declara o Padre Theodor Amstad patrono do cooperativismo brasileiro. A matéria de autoria do deputado Giovani Cherini (RS), vice-presidente da Frente Parlamentar do Cooperativismo (Frencoop), tramita na Câmara dos Deputados desde 2012 e tem por objetivo prestar justa homenagem à memória do padre Theodor Amstad, um dos responsáveis por divulgar o modelo cooperativista no Brasil.

Padre Theodor nasceu na Suíça e chegou ao Brasil em 1885. Entusiasta do cooperativismo em 1902 ajudou a comunidade de Nova Petrópolis a fundar a primeira cooperativa de crédito brasileira, à época batizada de Caixa Rural de Nova Petrópolis.

Hoje a cooperativa continua em funcionamento sob o nome de Sicredi Pioneira/RS. A proposição segue para deliberação da Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJC) da Câmara dos Deputados, caso aprovada, será enviada para deliberação do Senado Federal.

Conheça mais sobre a história do Padre Theodor Amstad clicando aqui 

Fonte: OCB

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *