Especialista aponta liberação de crédito mais seletiva para 2016

Alexandre Englert SicrediAlexandre Englert, superintendente de economia e risco do Banco Cooperativo Sicredi, apresentou previsões para o cenário econômico em 2016 em palestra nesta sexta-feira (18). Cooperativas de crédito são um aliado para as microempresas.

Pouco muda no cenário econômico brasileiro em 2016. Contudo, quem aprendeu a lição em 2015 superará 2016, um ano, novamente, com taxas de juros elevadas, desemprego em alta, salários em baixa e, principalmente, um ano que exigirá inteligência e estratégia para contratar e usar crédito. “Dois anos seguidos de PIB em queda é uma situação muito rara. A última vez que esta situação aconteceu no Brasil foi na década de 30, logo após a grande recessão mundial”, comenta Alexandre Englert, superintendente de economia e risco do Banco Cooperativo Sicredi, que falou nesta sexta-feira (18) na Assembleia Geral da Central Sicredi Brasil Central. Participaram do evento presidentes das oito cooperativas filiadas e convidados.

Mesmo diante de previsões não tão otimistas, alguns setores da economia crescem ou mantêm-se estáveis. As exportações, por exemplo, beneficiam-se da alta do câmbio. O agronegócio, impulsionado pelo bom desempenho da soja e do milho, ainda será o ponto favorável para a economia. Para os setores que não se enquadram neste perfil a orientação é disponibilizar crédito com seletividade.

“Os grandes bancos trabalham com riscos menores para garantir resultados positivos e estarem prontos para a virada. Desta forma, afastam-se do pequeno empresário, que passa a ser o foco do Sicredi”, adianta. Isso porque a capilaridade do Sistema Sicredi permite que se chegue a cidades menores, impulsionadas pelo agronegócio e os empresários locais. Em Goiás, por exemplo, a meta para 2016 é inaugurar cinco novas unidades de atendimento, sendo que uma delas em Goiânia, que já possui duas. Assim, contribuir para o objetivo ainda maior de alcançar a marca de 200 mil sócios nos estados de Goiás, Mato Grosso do Sul e Tocantins.

Sobre o Sicredi
O Sicredi é uma instituição financeira cooperativa com mais de 3 milhões de associados e 1.345 pontos de atendimento, em 11 Estados* do País. Organizado em um sistema com padrão operacional único conta com 99 cooperativas de crédito filiadas, distribuídas em quatro Centrais Regionais – acionistas da Sicredi Participações S.A. – uma Confederação, uma Fundação e um Banco Cooperativo que controla uma Corretora de Seguros, uma Administradora de Cartões e uma Administradora de Consórcios.

*Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Tocantins, Pará, Rondônia e Goiás.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *