Cooperativismo de Crédito em destaque entre as maiores instituições financeiras do Brasil

Fachada Cresol BaserA Cresol é a maior Cooperativa de Crédito Rural Solidário do Brasil.

O cooperativismo vem crescendo em um ritmo mais forte em todos os indicadores quando comparado ao conjunto do Sistema Financeiro Nacional. As cooperativas já ocupam a 6ª posição no ranking das maiores instituições financeiras do Brasil e já possuem a maior rede de atendimento do País, segundo estudo inédito feito pela consultoria alemã Roland Berger.

Neste momento em que as cooperativas de crédito ganham mais espaço no mercado e se destacam pelas vantagens oferecidas como atendimento diferenciado, facilidades para acesso ao crédito e taxas reduzidas, elas têm, segundo o estudo, o potencial para se tornarem um antídoto à grande concentração bancária no País.

Com mais de 20 anos de história, a Central Cresol Baser está hoje inserida em oito estados – Paraná, Santa Catarina, Minas Gerais, Espírito Santo, São Paulo, Rio de Janeiro, Rondônia e Goiás – e atende mais de 145 mil famílias em aproximadamente 400 municípios.

Com essa expansão a Cresol Baser representa hoje mais de 50% da Confesol (Confederação das Cooperativas Centrais de Crédito Rural com Interação Solidária), sendo uma instituição financeira completa, atendendo os cooperados com produtos e serviços e com o grande diferencial da cooperação movendo cada nova iniciativa.

“A Cresol é hoje uma cooperativa completa e atender bem é acima de tudo compreender o que o nosso sócio deseja, por isso nossos produtos e serviços são pensados e desenvolvidos especialmente para a necessidade de cada cooperado”, lembra o Conselheiro Presidente da Central Cresol Baser, Alzimiro Thomé.

Segundo o Diretor Financeiro da Confesol e Assessor Institucional da Central Cresol Baser, Adriano Michelon, “as cooperativas vêm se destacando e ganhando relevância no atual contexto socioeconômico do País por demonstrarem o seu potencial em promover o desenvolvimento econômico e social dos seus cooperados, proporcionando serviços financeiros a custos inferiores em relação aos do sistema financeiro bancário tradicional”.

Para o crescimento e fortalecimento das cooperativas, há dois anos foi criado o Fundo Garantidor do Cooperativismo de Crédito (FGCoop), “o primeiro passo para unir ainda mais o cooperativismo foi dado com o Fundo que cobre R$ 250 mil por pessoa as perdas em caso de quebra de uma instituição e, o segundo passo está sendo dado neste ano com a exigência de auditorias especializadas em cooperativas”, lembra Michelon que representa a Confesol no Conselho do FGCoop.

Por meio do estudo fica evidenciado o quanto as cooperativas de crédito são um modelo de negócio que pode contribuir de forma sustentável e eficiente para a economia do País e de cada cooperado. A Cresol, o MAIOR Sistema de Cooperativas de Crédito Rural Solidário do Brasil está preparado para contribuir nesse processo, incluindo cada vez mais famílias no crédito solidário.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *