Declaração do Imposto de Renda exige organização

Declaração de IRDiretora geral da Unicred Integração indica como passar pelo momento com tranquilidade e sem cair na malha fina.

Organização, essa é a dica da economista e diretora geral da Unicred Integração, Claudia Lemos, para realizar a declaração do Imposto de Renda. A ação, que permite a manutenção do CPF e deixa o cidadão em dia com suas obrigações fiscais e tributárias, exige a reunião da documentação anual da pessoa física. Segundo Claudia, a desordem é o fator que desencadeia os atrasos na declaração e cria o risco de “cair na malha fina”. “Organizar é lembrar o que se produziu durante o ano”, define.

A economista defende que para declarações mais complexas, o mais indicado é solicitar apoio de um profissional especializado, como nos casos de pessoas com múltiplas fontes de renda, que compraram ou venderam imóveis, entre outros. O risco de realizar a declaração por conta própria é o surgimento de problemas que podem gerar gastos futuros.
Manter-se informado sobre o que deve ou não ser declarado ou o que pode ser abatido na declaração do Imposto de Renda, também é necessário. “As despesas com médicos, dentistas, psicólogos, entre outros, são dedutíveis, mas muitos esquecem de pedir recibos desses profissionais”, comenta Claudia. Nesse sentido, gastos com educação, dependentes, hospitais, também estão incluídos entre os valores que podem ser abatidos.

Nos casos em que é necessário o pagamento do Imposto de Renda após a declaração, a Unicred Integração oferece aos cooperados taxa adequada e o financiamento em até 12 parcelas, maior que o da Receita Federal, em até oito vezes. Ainda é possível levar a guia para liquidação na cooperativa. Além disso, a Unicred Integração também oferece aos cooperados a adesão ao Plano PRECAVER, que permite a dedução de ate 12% da renda bruta anual tributável, além de deferimento fiscal na fase de contribuição e duas opções de alíquota de Imposto de Renda (tabela progressiva e tabela regressiva).

Imposto sobre a Renda da Pessoa Física 2016

O prazo de entrega da Declaração do Imposto sobre a Renda da Pessoa Física 2016 (IRPF) encerra no dia 29 de abril. Segundo a Receita Federal, são esperadas 28,5 milhões de declarações. O imposto incide sobre a renda e os proventos de contribuintes residentes no país ou no exterior que recebam rendimentos de fontes no Brasil.

Claudia Lemos

Economista formada pela Universidade Católica de Pelotas (UCPel), a diretora geral da Unicred Integração atua na área de governança corporativa e suas práticas. Claudia é mestranda em Economia na Unisinos e possui especialização em Gestão de Cooperativas de Crédito pela Unisul, em Mercado de Capitais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e em Gestão Empresarial pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). A profissional ainda possui experiência na área da docência e é conselheira independente pela Fundação Dom Cabral.

Unicred Integração

A instituição financeira cooperativa Unicred Integração foi criada em 2013, a partir da junção de três cooperativas já existentes: Unicred Nordeste – RS, com sede em Caxias do Sul, Unicred Litoral Sul, com sede em Rio Grande, e Unicred Pelotas. A cooperativa possui mais de oito mil cooperados e 10 Unidades de Negócios localizadas em Caxias do Sul, Farroupilha, Garibaldi, Bento Gonçalves, Vacaria, Pelotas (Barroso e Lobo da Costa), Rio Grande, São Lourenço do Sul e Santa Vitória do Palmar. Sua atuação abrange 46 municípios do Rio Grande do Sul.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *