Portal do Cooperativismo Financeiro Cooperativismo de crédito amplia o número de sócios, diz o Bacen – Portal do Cooperativismo Financeiro

Cooperativismo de crédito amplia o número de sócios, diz o Bacen

BACEN no CECOInformação faz parte de uma pesquisa divulgada ontem, pelo Banco Central do Brasil, durante reunião ordinária do Ceco, na sede da OCB, em Brasília

Brasília (12/5) – O percentual da população brasileira a fazer parte de uma cooperativa de crédito aumentou, desde de 2012, 27%, segundo dados divulgados ontem pelo Banco Central do Brasil, durante reunião ordinária do Conselho Consultivo Nacional do Ramo Crédito (Ceco), realizada na sede da Organização das Cooperativas Brasileiras, em Brasília. O evento contou com a participação do chefe-adjunto do Departamento de Monitoramento do Sistema Financeiro, Gustavo Martins.

Ele apresentou, números que comprovam a evolução do Sistema Nacional de Crédito Cooperativo no Brasil, dentre eles estão o indicador que mostra o aumento da procura por serviços oferecidos pelas cooperativas de crédito. A pesquisa considerou os números disponíveis no banco de dados do Banco até dezembro de 2015.

Censo dos associados - cooperativas de crédito II

O BCB divulgou que a Região Sul, por exemplo, se destaca com 13,5% da população da região, que já é associada ao Sistema Nacional de Crédito Cooperativo. A pesquisa também apresenta os estados de Mato Grosso do Sul e Rondônia como os líderes de crescimento em sua carteira de clientes, que representam, atualmente: 6,2% e 4,8%, respectivamente.

Censo dos associados - cooperativas de crédito

Além disso, Gustavo Martins também divulgou que o percentual de depósitos em cooperativas de crédito representa, hoje, 3,49% do Sistema Financeiro Nacional. Segundo ele, o Sistema Nacional de Crédito Cooperativo é composto por:

  • 1.097 cooperativas (1.060 singulares, 35 centrais e duas confederações)
  • 4.470 postos de atendimento (não incluídas as sedes das cooperativas que em muitos casos prestam atendimento)
  • 8,3 milhões de cooperados (que vivem em 5.144 municípios, ou seja, 91,8% do total nacional)
  • As cooperativas de crédito estão presentes em 2.453 municípios (44% das cidades brasileiras)

Estatisticas cooperativas financeiras 2015

Em relação à distribuição geográfica das cooperativas de crédito, o Banco Central apresenta o seguinte panorama:

Municipios atendidos por cooperativas financeiras

APRESENTAÇÕES – Os dados acima e muitos outros fazem parte do material apresentado durante a reunião ordinária do Conselho Consultivo Nacional do Ramo Crédito (Ceco), ocorrida ontem. Para conhecer o conteúdo do evento, clique sobre o título de seu interesse:

Fonte: OCB e Portal do Cooperativismo Financeiro

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.




*

WordPress spam blocked by CleanTalk.