Primeira cooperativa de crédito mútuo do país completa 70 anos

BanricoopBanricoop foi a primeira a trabalhar com crédito mútuo no Brasil.

A Cooperativa de Economia e Crédito Mútuo dos Empregados do Banrisul (Banricoop) completa 70 anos nessa semana. Com sede em Porto Alegre, opera em todo o Rio Grande do Sul para atender às necessidades financeiras, culturais e educacionais dos 7,5 mil cooperados, propiciando sua melhor qualidade de vida e o desenvolvimento das comunidades. Atualmente é presidida por Cirilo Augusto Thomas.

A Banricoop, criada em 2 de maio de 1946, foi a primeira cooperativa de crédito mútuo no Brasil. Surgiu da iniciativa de um grupo de 23 funcionários da agência Matriz do Banrisul e tinha o objetivo de antecipar o salário dos associados e estimular o hábito da poupança.

Com a Lei 4.595, de 31 de dezembro de 1964, as cooperativas de crédito equipararam-se às demais instituições financeiras e são fiscalizadas pelo Banco Central do Brasil.

 

4 Comentários

  1. Parabéns por esta celebre data BANRICOOP. Uma trajetória árdua, mas certamente exitosa que serve de exemplo à muitos. Votos de v55ida longa.

  2. Parabéns. Se a Banricoop chega aos 70 anos, é sinal de que há um trabalho sério sendo desenvolvido por seus Dirigentes e Cooperados.

  3. Cumprimentos aos associados, conselheiros, dirigentes e colaboradores por esta data importante, é um marco nos dias de hoje uma instituição alcançar 70 anos, isto comprova a competência e seriedade das gestões ao longo desses anos.

  4. Um exemplo de determinação, continuidade e união para o bem de todos! Parabéns aos associados, dirigentes e colaboradores. Sucesso contínuo a Banricoop. Fraterno abraço e cooperação sempre.

    Gestor de Cooperativas pela Escoop / Sescoop-RS
    Mediador Judicial Cível pelo Tribunal Justiça-RS (voluntário em treinamento)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *