Portal do Cooperativismo Financeiro Educação é o Tema do 5º Encontro do Programa a União Faz a Vida em Cuiabá - Portal do Cooperativismo Financeiro

Educação é o Tema do 5º Encontro do Programa a União Faz a Vida em Cuiabá

Encontro_Anual_PUFV_2016Evento promovido hoje pelo Sicredi em Cuiabá comemora 21 anos da iniciativa.

O processo de educação no Brasil, seus avanços e necessidades estão em pauta em Cuiabá no 5º Encontro Estadual do Programa A União Faz a Vida. Desenvolvido pelo Sistema Sicredi no país há 21 anos, o programa contempla atualmente, somente em Mato Grosso, 68mil estudantes. O evento desta quinta-feira (23) reúne cerca de 400 educadores, secretários municipais de educação e apoiadores do programa no Hotel Gran Odara.

A abertura oficial, realizada na noite desta quarta-feira (22), contou com a presença de representantes do Sistema Sicredi Centro Norte, do Governo do Estado, diretores e rede de acreditadores do Programa A União Faz a Vida. O presidente da Central Sicredi Centro Norte, João Carlos Spenthof, deu as boas-vindas aos presentes e falou sobre a forma de melhorar o contexto social atual, seguindo os princípios do cooperativismo. “Por meio dos pilares da cooperação e cidadania, construímos os valores fundamentais para uma convivência respeitosa que promova a relação de responsabilidade e solidariedade entre as pessoas”, destacou.

Para o gerente de Educação Cooperativa da Fundação Sicredi, Marcos Alexandre Schwingel, a cidadania cooperativa é o que move o Sicredi. “ Para o Sicredi é uma honra em contribuir com essa grande ação social que transforma a vida de crianças e adolescentes, em âmbito nacional, e forma pessoas mais cooperativistas e empreendedoras socialmente.”

Entre os convidados do encontro estadual deste ano, cuja programação segue ao longo desta quinta-feira (23), está o professor da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT/ Barra do Garças), Márcio Andrade Batista. Mestre em engenharia química, ele foi o único brasileiro indicado ao Prêmio Nobel da Educação, por desenvolver pesquisas com a castanha cumbaru, fruto típico do cerrado mato-grossense. No encontro, o professor Márcio Andrade vai ministrar palestra sobre “Inovação, Empreendedorismo e educação como agentes de transformação social”.

“A escola que faz a diferença” é o tema da palestra a ser ministrada nesta tarde pelo professor Amaral Barbosa de Lima, diretor da Escola de Ensino Fundamental Miguel Antonio de Lemos, localizada em Pedra Branca, no sertão do Ceará, destaque no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) 2013, com nota 8,9 para o 9º ano.

Acreditadores– A solenidade de abertura do Encontro foi marcada por deferência aos acreditadores do Programa A União Faz a Vida em Mato Grosso. A entrega da homenagem é um reconhecimento público às lideranças da Educação e parceiros. No Estado de Mato Grosso 45empresas apoiam o Programa.

Sobre o Programa A União Faz a Vida

O Programa A União Faz a Vida (PUFV), que neste ano celebra 21 anos, é a principal iniciativa de responsabilidade social do Sicredi no Brasil, com intuito de promovera cooperação e a cidadania, por meio de práticas de educação cooperativa, contribuindo com a educação integral de crianças e adolescentes. Por meio de uma metodologia de projetos, os estudantes criam ideias, compartilham, promovem a pesquisa e o debate e deixam o papel de receptores de conhecimento para tornarem-se protagonistas do processo de aprendizagem.

Em Mato Grosso cerca de 68 mil estudantes são atendidos pelo Programa, em 22 municípios, numa rede que envolve a cooperação direta de 195escolas públicas com 1683 projetos,3624 educadores e dezenas de apoiadores.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.




*

WordPress spam blocked by CleanTalk.