Sicredi apoia o Dia C e realiza mais de 170 ações

Dia de Cooperar 2016Dia de Cooperar, celebrado em 2 de julho, busca beneficiar mais de 2,5 milhões de pessoas.

O Dia de Cooperar – também conhecido como Dia C – é o programa de responsabilidade social das cooperativas que realizam projetos de transformação nas comunidades por meio do trabalho voluntário. Somente em 2015, mais de 1.200 cooperativas brasileiras – de todos os 13 ramos do cooperativismo no País, incluindo o de cooperativismo financeiro, no qual atua o Sicredi – realizaram ações de saúde, educação, cidadania e preservação do meio ambiente, nos 26 estados e no Distrito Federal.

No primeiro sábado de julho (2/7), celebração do Dia Internacional do Cooperativismo, os voluntários contam com o apoio do Sistema OCB para comemorar os resultados do programa. Reunidos em praças e escolas públicas, cooperativas oferecem diversos serviços à população, por exemplo, exames médicos, corte de cabelo, arrecadação de donativos, emissão de documentos e apresentação culturais. Neste ano, as ações do Dia de Cooperar esperam beneficiar mais de 2,5 milhões de pessoas, por meio de 1.427 projetos, de 738 municípios brasileiros.

O Sicredi, instituição financeira cooperativa com mais de 3,2 milhões de associados e mais de 19 mil colaboradores, apoiará o Dia C nos 11 estados onde atua. Ao todo, serão 176 iniciativas realizadas pelo Sicredi, um aumento de 141% em relação à participação em 2015. Serão diversas atividades, como palestras sobre educação financeira, campanhas de arrecadação de donativos e prestação de serviços à comunidade de forma geral, sempre com o objetivo de promover a responsabilidade social.

Para o presidente do Sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas, o Dia C é a oportunidade que as cooperativas têm para estar próximas à comunidade. “Alinhados aos princípios cooperativistas, os voluntários desenvolvem cada vez mais projetos estruturados que promovem uma verdadeira transformação social”, ressalta. A novidade este ano é que as ações do Dia de Cooperar contribuem para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), nova agenda da ONU por um mundo melhor e mais justo (saiba mais: nacoesunidas.org).

Todo dia é dia de cooperar
O Dia de Cooperar, também conhecido como Dia C, nasceu em 2009, em Minas Gerais, e logo ganhou a adesão de cooperativas de todo o país. Com o apoio do Sistema OCB (Organização das Cooperativas Brasileiras) e de suas Unidades Estaduais, o Dia C é um programa de responsabilidade social, promovido pelas cooperativas brasileiras por meio do voluntariado. Somente em 2015, o Dia C já beneficiou mais de 2,5 milhões de pessoas com projetos que trazem uma verdadeira transformação social para as comunidades.

Sobre o Sicredi
O Sicredi é uma instituição financeira cooperativa com mais de 3,2 milhões de associados e 1.400 pontos de atendimentos, em 11 estados do País*. Referência internacional pela organização em sistema, com padrão operacional e utilização de marca única, o Sicredi conta com 95 cooperativas de crédito filiadas, distribuídas em cinco Centrais regionais – acionistas da Sicredi Participações S.A. –, uma Confederação, uma Fundação e um Banco Cooperativo, que controla uma Administradora de Bens, uma Corretora de Seguros, uma Administradora de Cartões e uma Administradora de Consórcios.

Mais informações estão disponíveis em www.sicredi.com.br

* Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Tocantins, Pará, Rondônia e Goiás.

Serviço: Celebração do Dia de Cooperar
Data: 2 de julho
Para conferir o local de comemoração em seu estado, acesse: diac.brasilcooperativo.coop.br
#VemCooperar
Siga o Dia C no Instagram: @diadecooperar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *