Cinco dicas para um bom relacionamento com o cartão de crédito

Credit card payment, buy and sell products & service

O cartão de crédito é responsável por 76,5% das dívidas familiares. É o que diz uma pesquisa divulgada recentemente pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). Com o orçamento cada vez mais apertado, o uso do cartão de crédito aumentou significativamente, seja para compras à vista (com o pagamento em 30 dias) ou até mesmo para parcelar sem juros. Porém, é preciso controle para que as contas não se transformem em uma bola de neve. A assessora de negócios da Unicred Blumenau, Maristela Cipriano Dutra, dá algumas dicas de como utilizar o cartão de crédito sem comprometer o orçamento. Confira:

1. Tenha poucos cartões: os cartões de crédito podem até ser tentadores pela praticidade que oferecem, mas ao mesmo tempo, podem ser verdadeiros vilões do orçamento familiar. Por isso, tenha no máximo três cartões para não perder o controle dos gastos. Outra dica é elencar um deles como o “titular”, utilizando os outros apenas em emergências.

2. Limite: na maioria das vezes, quem escolhe o limite do cartão de crédito é o usuário. Quando solicitar um cartão, lembre-se de não comprometer mais do que 30% da sua renda com o limite.

3. Saiba a origem dos gastos: tenha o hábito de consultar o extrato ou fatura parcial do seu cartão de crédito, o mesmo vale para todas as outras contas. Isso ajuda a controlar o orçamento e avaliar em que momento é necessário reduzir as despesas e o que pode ser cortado.

4. Não compre por impulso: essa compra é realmente necessária? Lembre-se de que o cartão não é uma extensão do seu salário. Estabeleça os seus objetivos e analise se o que vai adquirir é realmente necessário.

5. Pagamento mínimo: o pagamento mínimo da fatura do cartão pode até ser uma boa alternativa, caso você possa liquidar a dívida total no mês seguinte. Senão, as contas acabam virando uma verdadeira bola de neve. Portanto, gaste apenas aquilo que você poderá pagar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *