Crescimento do cooperativismo de crédito nacional e cenário exterior são destaque no segundo dia do 11º Concred

Concred Rio de Janeiro 2016 _ realeaseNo segundo dia do 11º Concred – Congresso Brasileiro do Cooperativismo de Crédito, o crescimento do mercado nacional e o cenário mundial foram destaque. Atualmente, o cooperativismo de crédito já representa 18% das agências bancárias e administra 5% do total de depósitos no Brasil.

No painel Sistema Nacional de Cooperativismo de Crédito – Perspectivas e Desafios, o presidente da Confederação Brasileira das Cooperativas de Crédito, Celso Ramos Régis; o Presidente do Fundo Garantidor do Cooperativismo Bento Venturim; e o Coordenador do Conselho Consultivo de Crédito da OCB, de Léo Trombka, comentaram sobre o crescimento do setor no país, solidez das cooperativas e desafios futuros.

Bento Venturim destacou a solidez das cooperativas: “Em 28 meses do fundo garantidor, não houve nenhum resgate ou recuperação judicial”, afirmou. Para ele, o crescimento sustentável do modelo de cooperativismo de crédito poderá trazer vantagens para toda a sociedade, sobretudo as comunidades menos atendidas pelo sistema bancário tradicional.

O olhar para fora do país comprova o potencial de crescimento das cooperativas. No Painel Internacional, o Presidente do The Westerra Credit Union, John McCloy, mostrou que as cooperativas de crédito já atendem a 25% da população americana, com um total de 102 milhões de associados. Lá, as cooperativas contam com ativos de mais de US$ 1 trilhão. O Project Manager International da Academia das Cooperativas Alemãs, Stefan Daferner, explicou que na Alemanha, onde cooperativismo de crédito conta 160 anos de tradição, 1 em cada 4 pessoas é associada de alguma cooperativa, num total de 20 milhões de cooperados.

A Sustentabilidade também foi discutida, no painel “Plataforma Liderança Sustentável”. A Superintendente de Sustentabilidade do banco Santander, Linda Murasawa, explicou a responsabilidade das instituições financeiras ao conceder empréstimos. Para ela, é fundamental investigar a sustentabilidade das empresas para apoiar o desenvolvimento de organizações comprometidas com a sociedade e meio ambiente.

O 11º Concred vai até sexta-feira (30 de setembro), no Windsor Conventions & Expo Center. O evento, que acontece de dois em dois anos tem como tema desta edição: “Governança, Sustentabilidade e Inovação”, tríade de pilares que sustentarão o desenvolvimento do Sistema Nacional de Crédito Corporativo (SNCC), e assim, proporcionarão aos participantes a oportunidade de conhecer as melhores práticas para o setor. O evento é organizado pela Confederação Brasileira das Cooperativas de Crédito (Confebras) e pelo Sicoob Central Rio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *