Fundo do Cooperativismo de Crédito alcança 500 milhões em disponibilidades para garantia de depósitos

FGCoopEm atividade há 28 meses, o Fundo Garantidor do Cooperativismo de Crédito (FGCoop) alcançou o total de R$ 506 milhões em aplicação financeira. Além da evolução patrimonial, esses recursos reforçam a solidez das cooperativas de crédito como instituições financeiras de sucesso, já que nunca foi preciso realizar cobertura de depósitos.

O FGCoop tem como objetivo prestar garantia de créditos contra as instituições associadas nas situações de decretação da intervenção ou da liquidação extrajudicial e também, no futuro, poderá contratar operações de assistência e de suporte financeiro, incluindo operações de liquidez com as instituições associadas, diretamente ou por intermédio de central ou confederação.

“Além da garantia, o Fundo tem o papel de monitorar as cooperativas filiadas. O Conselho de Administração acompanha a regularização por meio de informações prestadas pelos conselheiros que as representam. Com isso, o FGCoop reforça o seu papel de ser mais um agente a zelar pela solidez do segmento”, afirmou o presidente da Organização das Cooperativas Brasileiras e membro do conselho administrador do FGCoop, Marcio Lopes de Freitas.

O Fundo garante até R$ 250 mil de saldo de depósitos, aumentando a segurança das Cooperativas e dos associados e consolidando a imagem do cooperativismo no mercado financeiro. “O FGCoop tem contribuído para reduzir os riscos inerentes à gestão de recursos de milhões de pessoas que movimentam seu dinheiro nas cooperativas que estão tendo a oportunidade de ampliar ainda mais o volume de depósitos e aplicações, além do número de cooperados”, destacou o diretor financeiro da Cresol Confederação e Conselheiro do FGCoop, Adriano Michelon.

Desde o seu início, o FGCoop já demonstrou importantes avanços e continua se aperfeiçoando para garantir a proteção nos depósitos dos cooperados de todo o Brasil.

*Com informações Agência IN

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *