Voluntários do Instituto Sicoob são Capacitados em Educação Financeira no Rio

Instituto Sicoob capacitação Educação FinanceiraPesquisa da Confederação Nacional do Comércio de Bens divulgada em agosto desse ano apurou que 58% das famílias brasileiras estão endividadas. O tempo médio de comprometimento com as dívidas é de 7 meses, e 21,6% das famílias têm mais da metade da sua renda comprometida com o pagamento de dívidas. Nesse cenário, apreender a equilibrar os gastos entre as necessidades básicas, os desejos e os sonhos são ajustes que implicam em mudanças de comportamento, hábitos e costumes.

Esse foi o tema da capacitação de voluntários do Instituto Sicoob realizada no Rio, nos dias 30 e 31 de agosto. Colaboradores da Central e das 9 cooperativas filiadas do Rio e do Espírito Santo participaram do curso para aprimorar seus conhecimentos e principalmente multiplicá-lo nas comunidades onde as cooperativas atuam.

O voluntário do Instituto Sicoob no Paraná e também especialista em Gestão Financeira, Airton Bagli, desenvolveu sua apresentação em educação financeira com foco nos seguintes temas: como as pessoas se relacionam com o dinheiro, o que têm feito para alcançar seus sonhos, como saber para onde vai o seu dinheiro, a importância de elaborar o orçamento, dívida e endividamento, e investimentos.

Com uma abordagem teórico-prática, os voluntários tiveram ainda a oportunidade de ter dicas sobre a arte de falar em público com o mestre em Literatura e doutorando em Estudos da Linguagem, Iran Pitthan.

A capacitação provocou uma reflexão pessoal em cada um dos integrantes em como se apresentam em público e se organizam financeiramente. Cada voluntário do Instituto Sicoob capacitado tem a missão de orientar e repassar conceitos para contribuir no planejamento financeiro, criar uma mentalidade adequada e saudável em relação ao dinheiro, bem como fortalecer ações para a autodisciplina e o controle do orçamento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *