Previdência privada representa segurança econômica para o futuro

Online shopping
Online shopping

Ferramenta de planejamento pode ser personalizada de acordo com objetivos e possibilidades do contratante.

O tema previdência é pauta constante, e os frequentes projetos de alterações nas condições para receber o benefício provocam insegurança nos contribuintes. O déficit do sistema público distancia cada vez mais os trabalhadores da garantia de uma aposentadoria ou então, quando ela chega, muitas vezes não condiz com as demandas. “Os valores recebidos ficam abaixo das necessidades após tanto tempo de contribuição”, explica o conselheiro de administração da cooperativa de crédito Unicred Integração e da Quanta Previdência, o médico João Luiz Martins Krás Borges. Nesse contexto, planejar o futuro torna-se fundamental, e a previdência privada pode ser a garantia de uma renda complementar.

Borges confirma a importância de se precaver para o futuro ao também ser adepto dos planos de previdência. Ele ainda estende o benefício para toda a sua família, e inclui os netos desde já. “Está cada vez mais difícil se aposentar pelo INSS, e quando há esse retorno é muito difícil manter o mesmo padrão de vida do período em que se trabalhava”, reforça.

Fiscalizada pela Superintendência de Seguros Privados – SUSEP, órgão do governo federal, a previdência privada é uma aposentadoria desvinculada do sistema do INSS, torna-se complementar à pública. “Consiste em uma ferramenta de planejamento e permite garantir o futuro gradativamente, sem depender de grandes aplicações, além de desfrutar de benefícios fiscais”, explica a gerente de relacionamento da Unicred Integração, Cassiana Baggio Bisinella.

Qualquer pessoa física pode aderir a esse tipo de plano, e não há idade indicada para iniciar – quanto antes se começa a contribuir, maior será o saldo final para a entrada em benefício.

Personalização
Um plano de previdência privada pode ser personalizado de acordo com os objetivos do contratante. É possível definir itens como o valor da contribuição, qual idade prevista para a aposentadoria, qual tipo de tributação é a mais adequada (progressiva ou a regressiva) e ter seu perfil considerado em relação aos investimentos (como conservador, moderado ou arrojado). Além disso, há a opção pelo tipo de plano entre Plano Gerador de Benefícios Livres e Vida Gerador de Benefícios Livres. No primeiro, uma previdência complementar, o imposto de renda incide sobre o valor total a ser resgatado ou recebido. A segunda opção, considerada seguro de pessoa, tem a incidência do imposto de renda apenas sobre os rendimentos.

Segurança
Uma previdência privada fechada oferece segurança: o saldo das contribuições não fica reservado ao CNPJ do fundo único, como nas modalidades abertas oferecidas pelos bancos comerciais, mas ao CPF de cada participante. Possibilidades como a contratação de risco por invalidez e falecimento oferecem ainda mais proteção ao portador do plano e seus dependentes, que poderão receber o valor contribuído pelo familiar nesses casos.

Precaver
Desde 2005 a Unicred Integração oferece o plano de previdência Precaver, criado especialmente para cooperados e administrado pela Quanta Previdência. Fechado e sem fins lucrativos, conta com a menor taxa de administração do mercado e não apresenta tarifa de carregamento. A opção ainda permite abater até 12% na declaração de imposto de renda e definir de qual forma irá ocorrer o resgate do benefício, bem como simular resultados de acordo com tempo e valores aplicados.

Unicred Integração
A instituição financeira cooperativa Unicred Integração foi criada em 2013, a partir da junção de três cooperativas já existentes: Unicred Nordeste – RS, com sede em Caxias do Sul, Unicred Litoral Sul, com sede em Rio Grande, e Unicred Pelotas. A cooperativa possui mais de nove mil cooperados e dez Unidades de Negócios localizadas em Caxias do Sul, Farroupilha, Garibaldi, Bento Gonçalves, Vacaria, Pelotas (Barroso e Lobo da Costa), Rio Grande, São Lourenço do Sul e Santa Vitória do Palmar. Sua atuação abrange 46 municípios do Rio Grande do Sul.

1 comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *