Foz do Iguaçu sediará Conferência Internacional de Cooperativismo e Desenvolvimento Regional

Conferencia Internacional de CooperativismoO cooperativismo é um dos maiores agentes do desenvolvimento local e regional. Esta constatação não é tão óbvia como parece. Entretanto, as experiências do cooperativismo em diversos países da Europa, na América do Norte e na América Latina, têm confirmado essa hipótese.

Visando a ampliar a discussão sobre o tema e possibilitar que as experiências de alguns países sejam apresentadas ao público brasileiro, será realizada em Foz do Iguaçu, nos dias 4 e 5 de abril, a Conferência Internacional de Cooperativismo e Desenvolvimento Regional. A proposta da conferência é possibilitar um espaço de reflexão e discussão para lideranças cooperativistas brasileiras e estrangeiras sobre o papel, as possibilidades e os desafios do cooperativismo como agente de desenvolvimento regional, com destaque para as experiências bem-sucedidas nesta área e estratégias de educação cooperativista.

Nos dois dias do evento serão tratados temas como “cooperativismo e desenvolvimento”, “cooperativismo como instrumento de geração de riqueza”, “cooperativas construindo territórios competitivos”, “garantias mutuas e desenvolvimento regional” e “educação cooperativa”. Entre os participantes internacionais já confirmados estão Norbert Friedrich, diretor do Volksbank Trier, a maior cooperativa regional da Alemanha; José Fernando Figueiredo, CEO da SPGM – Sociedade de Investimento S/A, holding do Sistema Nacional de Garantia Mútua de Portugal; Alejandro Soriano, executivo sênior da CAF – Corporação Andina de Fomento e Alejandro Simon, CEO do grupo Sancor Seguros, a maior cooperativa de seguros da Argentina e com operações também no Brasil.

A Conferência terá a participação de líderes cooperativistas da Ocepar e dos sistemas Sicredi, Sicoob, Cresol, Viacredi, Uniprime, além de representantes do Banco Central do Brasil e das sociedades de garantias de crédito.

Confira a programação em https://conferenciacdr.coop.br/#programacao

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *