Portal do Cooperativismo Financeiro Instituto Sicoob chancela metodologia da Cooperativa Mirim com o Sescoop Nacional - Portal do Cooperativismo Financeiro

Instituto Sicoob chancela metodologia da Cooperativa Mirim com o Sescoop Nacional

COOPERDUQUE_RS-59Visando fortalecer e disseminar a metodologia do Programa Cooperativa Mirim em todo o país, o Instituto Sicoob firmou parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (SESCOOP), para o lançamento da linha editorial da coleção “Trajetórias Cooperativas”. O conjunto pedagógico tem como objetivo divulgar os valores e princípios do cooperativismo entre as crianças, jovens, professores e pais que terão a oportunidade de vivenciar tanto a teoria quanto a prática do Programa.

De acordo com a Gerente de Desenvolvimento Social de Cooperativas do Sescoop Nacional, Geâne Nazaré Ferreira, essa é uma oportunidade de identificar novas lideranças e favorecer a sustentabilidade e ampliação do Sistema Cooperativista. “Sendo um programa estratégico do ponto de vista social e econômico, as Cooperativas Mirins possibilitam vislumbrar a perenidade do Sistema Cooperativista incentivando a formação de possíveis sucessores das lideranças que hoje são primordiais para o desenvolvimento qualitativo do cooperativismo”, explica Ferreira.

O acervo conta com a produção de quatro livros: “Guia Metodológico”, “Livro do Professor Orientador”, “Livro do Associado – 08 a 12 anos” e “Livro do Associado – 13 a 17 anos”. Segundo a Gerente do Instituto Sicoob, Emanuelle Moraes, está previsto o lançamento da coleção completa até o final deste ano. “A proposta pedagógica deste material está focada no exercício da cooperação e do empreendedorismo dos alunos em conjunto com a comunidade que estão inseridos”, aponta Moraes.

O Programa Cooperativa Mirim fomenta a formação de cooperativas nas escolas e instituições que atendam crianças e adolescentes. Essas cooperativas fundadas são dirigidas e coordenadas pelos próprios alunos e tem por finalidade o desenvolvimento de competências, hábitos e atitudes por meio de uma prática pedagógica disseminando os princípios do cooperativismo. Em 2016, o programa foi premiado pela Confebras, contemplado com o segundo lugar na categoria Harmonia Social. “É engrandecedor contribuir com uma ação educativa que refletirá em âmbito nacional no comportamento e profissionalismo dos associados mirins”, conclui Ferreira.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.




*

WordPress spam blocked by CleanTalk.