A transformação digital do setor financeiro

apps sicoobA transformação digital chegou ao setor financeiro com o mesmo potencial disruptivo ocorrido recentemente no setor de serviços com a chegada de Netflix, Uber, Airbnb, entre outros. Hoje, os serviços financeiros estão na palma da mão do usuário. Nas cooperativas do Sicoob, os canais digitais têm recebido investimentos constantes. Nos últimos 3 anos, mais de R$ 700 MI foram dedicados à tecnologia, proporcionando modernização, praticidade, ganhos em disponibilidade e desempenho das soluções acessadas pelos cooperados.

Em 2016, o Sicoob aumentou em 36% o volume de transações realizadas em seus canais de atendimento, registando um total de R$ 1,98 bilhão de transações. Segundo Antônio Vilaça Junior, Diretor de Tecnologia do Sicoob, nos últimos 5 anos, a taxa média de crescimento anual tem sido de 32%, acompanhando a evolução dos negócios do Sistema.

O Mobile Banking respondeu por 31% das transações em 2016 contra 20% em 2015. Trata-se de um crescimento bastante significativo, de 108% em relação ao ano anterior, saindo de 295 milhões para 615 milhões de transações realizadas por meio desse canal.

Outro importante canal é o Internet Banking, com 681 milhões de transações realizadas em 2016, um volume 21% maior do que os 563 milhões registrados no ano anterior. Este crescimento se deve essencialmente às pessoas jurídicas que realizaram mais da metade das transações deste canal. Entretanto, a cada ano este canal vem diminuindo a representatividade nas operações financeiras, em parte pela migração para as facilidades proporcionadas pelo Mobile Banking. O Internet Banking foi responsável por 34% das transações em 2016.

As transações feitas nos canais digitais, Mobile e Internet, somadas, alcançaram 66% do total de transações realizadas no Sicoob em 2016. No ano anterior, essa fatia correspondia a 59% das transações. Esse aumento retrata a mudança no comportamento dos cooperados que passaram usufruir mais dos benefícios  oferecidos pelos canais digitais e os esforços das cooperativas no sentido de orientar os cooperados a buscarem mais comodidade no acesso aos produtos e serviços oferecidos.

O resultado apresentado pelo desempenho do Mobile Banking foi premiado no ano passado no Prêmio efinance durante o CIAB, maior congresso de automação bancária do país. O Sicoob já havia sido reconhecido em outras duas importantes premiações relacionadas a solução Mobile, em 2013 e 2015.

Para 2017, as projeções indicam que o Mobile Banking continuará ocupando espaço dos outros canais. Em outubro de 2016, este canal tornou-se o canal de maior relevância no Sicoob. Atualmente, 38% das transações são realizadas por meio desmartphones.

Além do atendimento humanizado e personalizado nas cooperativas, a aposta nos canais digitais continuará entre as estratégias das cooperativas do Sicoob, inclusive com o incremento de novas funcionalidades, visando aprimorar a experiência dos usuários e acelerar o processo de transformação digital, informou Vilaça.

Sobre o Sicoob – O Sistema de Cooperativas de Crédito do Brasil, Sicoob, possui 3,6 milhões de cooperados em todo o país e está presente em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal. É composto por 485 cooperativas singulares, 16 cooperativas centrais e a Confederação Nacional das Cooperativas do Sicoob (Sicoob Confederação). Integram, ainda, o Sistema, o Banco Cooperativo do Brasil do Brasil (Bancoob) e suas subsidiárias (empresas de: cartões, consórcios, DTVM, seguradora, previdência) provedoras de produtos e serviços especializados para cooperativas financeiras. A rede Sicoob é a sexta maior entre as instituições financeiras que atuam no país, com mais de 2,5 mil pontos de atendimento. As cooperativas inseridas no Sistema oferecem aos cooperados serviços de conta corrente, crédito, investimento, cartões, previdência, consórcio, seguros, cobrança bancária, adquirência de meios eletrônicos de pagamento, dentre outras soluções financeiras.

Mais informações acesse: www.sicoob.com.br

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