Cooperativismo de Crédito é tema de debate na Bolsa da Valores do Rio

Os três maiores sistemas cooperativos de créditos do país, se uniram para apresentar e discutir a evolução da sociedade e da economia do Rio de Janeiro para os próximos anos e os seus impactos no cooperativismo financeiro. O Sicoob Central Rio, o Sicredi e a Unicred irão realizar no dia 27 de setembro, na Bolsa de Valores do Rio, a Conferência das Lideranças do Cooperativismo de Crédito (CLICC 2020 Rio 2020).

O encontro contará com a participação de dirigentes de cooperativas financeiras de todo o estado e contará com palestras de reconhecidos especialistas para ampliar o conhecimento das lideranças cooperativistas acerca do ambiente e socioeconômico e das principais tendências tecnológicas, demográficas e regulatórias.

Para o presidente do Sicoob Central Rio, Dr. Luiz Antonio Ferreira de Araujo, a CLICC Rio 2020, vem consolidar o trabalho de integração e parceria entre os três sistemas cooperativos atuantes no estado do Rio de Janeiro, Sicoob, Sicredi e Unicred. “Entendemos que o momento recomenda a soma de esforços visando a aceleração do desenvolvimento do cooperativismo de crédito em nosso estado”, explica o presidente do Sicoob.

De acordo com o consultor de cooperativismo e coordenador da CLICC Rio 2020, Carlos Alberto dos Santos, o país vive uma situação difícil na economia e no estado do Rio a situação é ainda mais difícil. “Com o encolhimento da oferta de crédito dos bancos públicos e privados em reação a difícil conjuntura macroeconômica, o cooperativismo de crédito está conseguindo crescer no mercado”, explica o economista.

Segundo o consultor, o cooperativismo tem vantagens competitivas que os bancos tradicionais não possuem. “No cooperativismo o fundamental são as pessoas. Essa é a nossa diferença frente aos agentes financeiros tradicionais. ”, ressalta Carlos Alberto.

Moderadora do painel “A Revolução Digital e o Futuro dos Bancos”, a diretora do Sicoob Central Rio, Nábia Jorge acredita que a conferência será um grande fórum onde as lideranças do cooperativismo financeiro terão a possibilidade de debater e de se aprofundar sobre temas de grande relevância para o setor.

“Teremos uma radiografia do cenário Fluminense por meio da análise dos especialistas. A partir daí, conseguiremos promover ações mais assertivas para alavancagem dos negócios em nossas cooperativas”, conta a executiva.

De acordo com a presidente do Sicredi Rio, Dra. Denise Damian, a CLICC Rio 2020 demonstra que juntos as cooperativas começam a escrever uma história mais sólida para os sistemas Sicredi, Unicred e Sicoob. “Que ganhemos cada vez mais a confiança dos nossos associados e que sejamos capazes de promover ações eficazes para o crescimento do Cooperativismo de Crédito no Estado do Rio de Janeiro”, ressalta a presidente.

Para o diretor Executivo do Sicredi Rio, a união do sistema cooperativo de crédito é capaz de conquistar o desenvolvimento econômico e sustentável para todos nós. “Ao se concentrarem nas necessidades do quadro social e da região, elas respondem à crise de sustentabilidade atual e oferecem uma forma peculiar de valor compartilhado”, explica Steffens.

A CLICC Rio 2020 será uma importante contribuição para o fortalecimento e expansão das cooperativas de crédito fluminenses, beneficiando seus associados e a sociedade em geral.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *