Projetos de colaboradores do Sicredi são reconhecidos mundialmente pelo Woccu

Dois cases da instituição financeira cooperativa estão entre os cinco vencedores de todos os países participantes do mais importante evento internacional em cooperativismo de crédito; conheça os ganhadores e demais competidores.

Dois jovens colaboradores do Sicredi – instituição financeira cooperativa com mais de 3,8 milhões de associados e atuação em 22 estados brasileiros e Distrito Federal – conquistaram reconhecimento internacional na Conferência Mundial das Cooperativas de Crédito. O evento anual foi promovido pelo Conselho Mundial das Cooperativas de Crédito (World Council of Credit Unions – Woccu), de 15 e 18 de julho, em Singapura. Os projetos apresentados por Lucas Araújo dos Santos e Carlos Antônio Soratto foram premiados no programa World Young Credit Union People (Wycup), destinado a cooperativistas de até 35 anos que tenham desenvolvido iniciativas de relevância econômica e social nas regiões onde atuam as cooperativas de crédito.

Lucas Araújo dos Santos, colaborador da Cooperativa Sicredi Alta Noroeste/SP, apresentou o projeto “Acreditadores”. A iniciativa integrada por agentes transformadores tem como lema “Mudar o olhar, inspirar, conectar, valorizar”. Nela, há 20 “acreditadores” (voluntários do projeto) e cerca de outros 200 colaboradores envolvidos.

Esses acreditadores deram vida a 14 projetos, em 12 municípios, impactando direta e indiretamente a vida de milhares de pessoas, como a reforma de uma maternidade, entidade ou escola; apoio a ex-moradores de rua e deficientes visuais, com venda de cartões postais por eles produzidos; adoção de lar de idosos com donativos e patrocínio de profissionais de saúde; amparo e lazer para crianças sob medidas judiciais protetivas; instalação de pontos de coletas de recicláveis; educação e orientação financeira para comunidade e jovens de escolas públicas; pontos de reciclagem de óleo de cozinha em escolas; apadrinhamento de creche em bairro carente com donativos e orientação financeira a pais e profissionais; e campanha do lacre de latinhas de alumínio para compra de cadeiras de rodas.

Já Carlos Antônio Soratto, colaborador da Cooperativa Sicredi Ouro Verde/MT, apresentou o projeto “Inclusão Financeira da Mulher”. A iniciativa surgiu após observação da presença feminina no agronegócio da região, visando estimular as mulheres para que tenham papel de protagonistas nesse importante setor da economia, trabalhar com mais igualdade e melhores condições e, consequentemente, proporcionar mais qualidade de vida para suas famílias. Desde seu início, em 2016, foram mais de 140 associadas atendidas e mais de R$ 5 milhões de crédito liberados, possibilitando que algumas delas aumentasse suas rendas em mais de 200%.

Os dois cases do Sicredi estão entre os cinco vencedores de todos os países participantes da Conferência Mundial das Cooperativas de Crédito 2018. Os projetos apresentados no Wycup concorrem entre si e são avaliados por conselheiros do Woccu. Como prêmio, os ganhadores terão todas as suas despesas pagas na próxima edição do evento, em 2019, nas Bahamas. Agora, ambos os colaboradores do Sicredi pretendem ampliar e multiplicar as ideias para que mais cooperativas de crédito possam replicar o projeto em outras regiões do Brasil.

“Essa premiação a dois projetos de iniciativa de colaboradores do Sicredi evidencia que estamos no caminho certo. Que, juntos, fazemos a diferença na vida das pessoas a nossa volta e cumprimos com a nossa missão de sermos uma instituição financeira cooperativa formada por pessoas que trabalham para pessoas, desenvolvendo comunidades e o espírito de colaboração”, ressaltou o presidente da SicrediPar e da Central Sicredi PR/SP/RJ e membro do Conselho do Woccu, Manfred Alfonso Dasenbrock.

Outros cinco colaboradores do Sicredi também apresentaram projetos no Wycup e concorreram à premiação: Maria Leticia Toledo Bonzanin (Cooperativa Sicredi Espumoso/RS), Alyne Lemes (Cooperativa Sicredi Campos Gerais), Chalimar Ellwanger (Cooperativa Sicredi Noroeste/RS), Danielle Bitencourt (Cooperativa Sicredi Ibiraiaras/RS) e Clarice Brutscher (Cooperativa Sicredi Araxingu/MT).

He For She – Envolvendo os homens na Inclusão e Diversidade
No painel mais prestigiado do último dia de conferência, ocorrido em 18 de julho, sobre “Diversidade”, o Sicredi foi destaque mais uma vez. Nele, Dasenbrock teve a oportunidade de apresentar o trabalho realizado no Brasil para aumentar o poder das mulheres nas cooperativas de crédito filiadas ao Sistema. “Ao conscientizar os presidentes e diretores das cooperativas de crédito filiadas ao Sicredi sobre a importância do empoderamento das mulheres, estamos contribuindo para impulsionar o desenvolvimento de liderança femininas em nossa instituição financeira cooperativa. Este é o nosso esforço e compromisso”, destacou.

Além de Dasenbrock, participaram também do painel Steven Stapp, que comenda a Unitus Community Credit, dos Estados Unidos; George Ombado, CEO da cooperativa Accosca, do Quênia; e Gadwin Handumon, CEO da Paglaum Multi Purpose Cooperative, das Filipinas.

Este ano, a comitiva do Sicredi teve a presença de 109 pessoas, entre dirigentes, executivos, colaboradores, associados e parceiros que representaram a instituição financeira cooperativa nos quatro dias de evento em Singapura. As inscrições da delegação do Sicredi na Conferência Mundial do Woccu contaram com o apoio do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop).

Sobre o Sicredi
O Sicredi é uma instituição financeira cooperativa comprometida com o crescimento dos seus associados e com o desenvolvimento das regiões onde atua. O modelo de gestão valoriza a participação dos 3,8 milhões de associados, os quais exercem um papel de dono do negócio. Com presença nacional, o Sicredi está em 22 estados* e no Distrito Federal, com mais de 1.600 agências, e oferece mais de 300 produtos e serviços financeiros. Mais informações estão disponíveis em www.sicredi.com.br.

*Acre, Alagoas, Bahia, Ceará, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rondônia, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe e Tocantins.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.




*

WordPress spam blocked by CleanTalk.