Conferência do WOCCU aborda o impacto do futuro digital sobre a atuação das Cooperativas de Crédito

A Confebras, mais uma vez, esteve presente na Conferência do Conselho Mundial das Cooperativas de Crédito – WOCCU, realizada entre 15 e 18 de julho deste ano, no Centro de Convenções Suntec, em Singapura. O evento foi organizado em conjunto com a Singapore National Co-operative Federation – SNCF. A programação foi recheada de temas voltados aos desafios tecnológicos enfrentados pelas cooperativas de crédito no mundo inteiro, notadamente aqueles relacionados às fintechs, dispositivos móveis, transformação digital e Blockchain.

O Conselho Mundial das Cooperativas de Crédito – WOCCU é uma organização sediada em Madison, Wisconsin – EUA, e congrega mais de 73 mil cooperativas financeiras em 109 países, com cerca de 238 milhões de membros. No Brasil, o membro afiliado é o Sistema SICREDI.

A Conferência do WOCCU vem se consolidando anualmente como o principal evento mundial do movimento e, em 2018, contou com aproximadamente 1.300 participantes, representando 58 países. A delegação brasileira, composta de lideranças de diversas cooperativas financeiras, de diferentes Sistemas, alcançou 198 conferencistas, dos quais 14 integraram o grupo organizado pela Confebras exclusivamente para o evento.

Na abertura da Conferência, no dia 15 de julho, o então Presidente do WOCCU, Sr. Brian McCrory, enfatizou a importância das Cooperativas de Crédito como instrumento para se estabelecer o sentimento de responsabilidade social que deve nortear a nova economia mundial, ressaltando que “o cooperativismo financeiro é um ato de bondade para com o indivíduo e para com a sociedade em geral” e que nunca podemos esquecer que “somos diferentes na filosofia, no propósito e na maneira de fazer negócios”.

A rica programação que se seguiu contemplou futuristas digitais famosos, como o especialista em fintechs Chris Skinner, a consultora para inovação e inteligência artificial Shivvy Jervis, e o conceituado pensador internacional e autor de best seller Ron Kaufman, que discorreu sobre “A Cultura de Atendimento ao Cliente”.

Foram 4 dias de intensos debates, que envolveram ainda temas como Regulação, Liderança Inclusiva, Diversidade, Combate ao Crime Financeiro, Inclusão da Mulher na Liderança das Organizações e A Jornada do Cliente/Associado.

Como destaque, registro que o SICREDI foi agraciado, nesta edição, com o Prêmio Global Women’s Leadship Network Athena 2018, pelo efetivo exemplo e contribuição no que se refere à inclusão das mulheres na liderança das organizações cooperativas. A láurea foi recebida por Manfred Dasenbrock, dirigente do SICREDI e Diretor do WOCCU.

Em 2019, a Conferência Mundial do WOCCU será em Bahamas, no Centro de Convenções do Atlantis Hotel, de 28 a 31 de julho, e há expectativa da presença de mais 5 mil conferencistas. A Confebras organizará um grupo com cerca de 50 participantes, que desfrutarão, além do conforto das melhores acomodações, da tradição e qualidade de serviços de intercâmbios da entidade, que tem levado as lideranças do Cooperativismo para os países com atuações relevantes em nível mundial.

Você é nosso convidado especial nessa delegação!

Kedson Macedo
Presidente na Confebras e Diretor Executivo na Cooperforte

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *