Translate using Google

Notícias » Sistema Sicredi

Sistema Sicredi


O Sicredi (Sistema de Crédito Cooperativo) é um sistema de 3 níveis formado por 100 cooperativas singulares filiadas, quatro centrais regionais – acionistas da Sicredi Participações S.A., uma confederação, uma fundação e um banco cooperativo e suas empresas controladas. Todas essas entidades adotam um padrão operacional único. A atuação em sistema permite ganhos de escala e aumenta o potencial das cooperativas financeiras para exercer a atividade em um mercado no qual estão presentes grandes conglomerados financeiros.

As cooperativas são detentoras de 100% do capital da Sicredi Participações S.A., sendo ela acionista majoritária do Banco Cooperativo Sicredi, com 77,98% das ações. O Banco Cooperativo Sicredi mantém parcerias estratégicas com o Rabo Development B.V. – organização de desenvolvimento do grupo holandês Rabobank – e com a International Finance Corporation (IFC), braço do Banco Mundial para financiamento de projetos, que detêm, respectivamente, 18,90% e 3,12% do capital.

O Banco Cooperativo Sicredi, primeiro banco cooperativo privado do país, foi criado em 1995 com o papel de permitir às cooperativas o acesso ao mercado financeiro e a programas especiais de financiamento, administrar em escala os recursos, gerir o risco das operações do sistema, desenvolver produtos e serviços e políticas corporativas como liquidez, comunicação e marketing e gestão de pessoas. É também o Banco Sicredi que controla a corretora de seguros, a administradora de cartões, a administradora de consórcios e a administradora de bens. As empresas especializadas instrumentalizam as cooperativas com os produtos e serviços que viabilizam o atendimento integral das necessidades dos associados.

Estrutura_Sicredi_2014

 

O Sicredi atua em 11 estados brasileiros com mais de 1.200 pontos de atendimento. Com origem essencialmente no setor primário, hoje o Sicredi está presente nos centros urbanos, por intermédio das cooperativas de livre admissão, e/ou por meio de cooperativas de crédito segmentadas, que são aquelas ligadas a categorias profissionais ou segmentos econômicos específicos.

Dados_Sicredi_2013

Mais de 2,5 milhões de pessoas têm suas vidas vinculadas às operações e serviços do Sicredi. Desse total, 59% são pessoas físicas do meio urbano, 23% pessoas físicas do meio agro, 10% pessoas jurídicas e 8% sócios-proprietários de pessoas jurídicas associadas.

Atualmente, 85% das cooperativas são de livre admissão de associados, às quais estão ligados 98% dos PAs. Em média, cada cooperativa do Sicredi possui 12,6 pontos de atendimento.

—————————————

HISTÓRIA DO SISTEMA SICREDI

A Cooperativa de Crédito Singular mais antiga deste sistema foi criada em 1902 no município de Nova Petrópolis, no Rio Grande do Sul.

Em 19 de outubro de 1902, uma costumeira reunião do sindicato agrícola Bauerverain, toma rumos inesperados e inovadores, que provocaria uma grande mudança na colônia provincial de Nova Petrópolis.

Por iniciativa do Padre Theodor Amstad, tem início o alicerce do primeiro sistema de crédito cooperativo da América Latina. Em 28 de dezembro do mesmo ano, no salão de baile de Nicolau Kehl, após vários imprevistos e adiamentos, foram aprovados os estatutos da Sparkasse Amstad, que começou a operar na casa de Josef Neumann Sênior primeiro gerente eleito, e Anton Maria Feix como primeiro presidente. Surgia assim à primeira cooperativa de créditos da América Latina, a caixa de economias e empréstimos Amstad, atual SICREDI Pioneira RS. O exemplo foi seguido por outras regiões, e em pouco tempo surgiu uma rede de 66 cooperativas, denominadas “Caixas Populares Raiffeisen”.

Em 1964 a decisão de usar instituições publicas, para financiamento de vários setores da economia, freou o crescimento das cooperativas de credito, inviabilizando a grande maioria, após este período, superadas as políticas desfavoráveis e retomando o cooperativismo de credito no Rio Grande do Sul, contou com o impulso fundamental do então vice-presidente da Fecotrigo, Mário Krüel Guimarães.

Nesta época o cooperativismo de crédito começa se organizar em outros estados da federação e em 1981 foram constituídas as 3 primeiras cooperativas de credito do Paraná. Pouco tempo mais tarde no Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, surgem os primeiros movimentos para importação do cooperativismo de credito nos dois estados.

Em 1992, por decisão de todas as cooperativas, a antiga CROCECRER RS e suas filiadas se unificaram com a denominação de Sistema de Credito Cooperativo, SICREDI. Em 1995, o conselho monetário nacional autoriza pela primeira vez na história do país a constituição de bancos cooperativos privados, tendo como acionistas exclusivamente as cooperativas de crédito. É constituído o Banco SICREDI S.A.

Em 1997 as cooperativas do estado do Paraná e Rio Grande do Sul encaminham o processo de integração do SICREDI nos dois estados. Neste período houve uma grande mudança do projeto rural para um projeto mais amplo com maior destaque as cooperativas de credito mutuo.
Também neste ano o Bansicredi inaugura sua nova sede em Porto Alegre e inicia suas atividades no estado do Paraná.

Em 1999, o Banco SICREDI já atuava nos estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul e foi autorizado pelo governo federal a optar por o credito rural em cargos eqüalizados pelo tesouro nacional, numa iniciativa inédita do sistema bancário privado do país. A confederação do SICREDI foi criada em 2000 para a prestação de serviços comuns todos do sistema. Em 2001 ocorre a modernização e padronização visual do sistema, e iniciam-se as atividades da sua contadora de seguros. Em 31 de janeiro o Banco SICREDI concretiza sua participação na BC Card, administradora de cartões dos bancos cooperativos Ltda.

2002, mais um grande passo, o Sicredi passa a atuar efetivamente no estado de São Paulo. Ao comemorar 100 anos da constituição da 1ª cooperativa de credito do Brasil. Os associados do sistema têm orgulho do reconhecimento institucional do SICREDI e da importância das cooperativas de credito na vida dos consumidores, atuando como instrumentos da organização econômica da sociedade. Hoje presente na vida de mais de meio milhão de associados em cinco estados do Brasil, com mais de 800 pontos de atendimento e um portfolio de produtos e serviços especialmente dirigidos às necessidades de seus associados. 100 anos de história. Do sonho de um visionário ao compromisso com o desenvolvimento e a parceria responsável, trazendo o aperfeiçoamento do ser humano e construindo o nosso futuro muito mais justo. SICREDI, o seu sistema de crédito cooperativo.

2009 – Criada uma holding, SICREDI Participações S.A., com a missão de coordenar as decisões estratégicas do sistema e que passa a controlar o Banco Cooperativo SICREDI, a Confederação SICREDI e a Fundação SICREDI. O novo modelo de gestão corporativa dará mais objetividade e racionalidade ao sistema, permitindo também a avaliação por empresas de rating e porteriormente a consolidação de todas as empresas do SICREDI em um único balanço, dando maior visibilidade para o sistema. A SICREDIPAR não possui estrutura operacional, apenas os órgãos estatutários: Conselho de Administração e Diretoria Executiva.


.

Um Comentário »

  • Anderson disse:

    Ola Wanderley, eu vi um SICREDI la em Ipanema na avenida beira mar

Deixe o seu Comentário!

Deixe o seu comentário em baixo. Pode seguir os comentários através do RSS Feed.

Seja educado, não insulte e não faça offtopic. Obrigado.

Pode utilizar as seguintes tags HTML:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Este blog utiliza Gravatars. Se ainda não tem um, crie um em Gravatar.com.

*