Portal do Cooperativismo Financeiro Cooperativas de Crédito no Japão – Portal do Cooperativismo Financeiro

Cooperativas de Crédito no Japão

O Japão é 3º país do mundo com maior expressão no cooperativismo de crédito, sendo representado pelo JA Banking System e pelo Shinkin Central Bank.

CoopCred_Japao_2013

JA Banking System e o The Norinchukin Bank

logo_JA BankO JA Banking System é o braço financeiro do JA Group (Japan Agriculture Cooperative Group), que fornece aos seus 10 milhões de membros cinco serviços essenciais: seguro, orientação, finanças, comercialização e bem-estar.

O JA Group é uma associação nacional de agricultores constituída de acordo com a lei das sociedades cooperativas agropecuárias, que, baseado no espírito de ajuda mútua, tem como propósito a melhoria das operações agrícolas e do padrão de vida dos agricultores.

O JA Group é um sistema de três níveis, com entidades locais, regionais e federais . Na es t rutura das instituições financeiras cooperativas existe, em nível federal, um Banco Cooperativo Central para a agricultura, florestas e pesca, o The Norinchukin Bank, uma das maiores instituições financeiras do Japão e a 36ª em âmbito mundial. O Norinchukin foi criado pelo governo japonês em 1923, especificamente para a modernização e expansão da indústria agrícola japonesa.

logo_NorinchukinO nome Norinchukin é originário da união de algumas palavras da língua Japonesa: agricultura (no), florestal (rin), cooperativa (chu) e banco (kin). O Norinchukin teve uma grande importância para o país quando da reconstrução após a Segunda Guerra Mundial e tem ramificações nos principais centros financeiros do mundo, incluindo Nova Iorque, Londres e Cingapura.

O capital do Norinchukin é formado por cerca de 3.800 cooperativas e entidades associadas, dentre as quais cooperativas agrícolas, cooperativas de pesca, cooperativas de silvicultura e “Land Improvement Districts” (distritos para melhorias de terras).

Informações da EACB (Associação Europeia de Bancos Cooperativos), da qual o Norichukin Bank é associado, dão conta de que no Japão 10% dos depósitos totais e 7% dos empréstimos são administrados pelo grupo JA Bank.

Acoplado com sede em Tóquio, esta rede permite a cobertura de 24 horas dos mercados financeiros globais.

Shinkin Central Bank (SCB)

logo_ShinkinO Shinkin Central Bank atua como banco central para 268 cooperativas financeiras, os Shinkin Bank, que operam com pessoas físicas e pequenas e médias empresas, sendo vedada a associação de empresas com mais de 300 funcionários. Tais cooperativas financeiras detêm 13% dos depósitos do sistema financeiro japonês.

As cooperativas estão organizadas pela Associação Nacional dos Bancos Shinkin (Zenshinkyo).

O SCB é o 85º maior banco do mundo.

Shinkumi Bank

A Federação Bancária Shinkumi (Zenshinkumiren) foi criada em 1954 como o banco central para os bancos cooperativos Shinkumi.

Originalmente os bancos Shinkumi foram fundados com o objetivo de ajuda mútua entre pessoas residentes na mesma comunidade, característica que ainda prevalece, não sendo aberta a associação para o público em geral, limitando-se a operar com os moradores locais, trabalhadores, pequenas e médias empresas.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.




*

WordPress spam blocked by CleanTalk.