Portal do Cooperativismo Financeiro A cooperativa não tem Sócios … são os Sócios que têm a Cooperativa!, por Leonardo Boesche – Portal do Cooperativismo Financeiro

A cooperativa não tem Sócios … são os Sócios que têm a Cooperativa!, por Leonardo Boesche

Novo logotipo CooperativismoMas afinal, o que é uma cooperativa? Cooperativa é uma sociedade de pessoas, que se organizam em torno de uma empresa coletiva, com o objetivo de prestar-lhes serviços. Dessa forma a empresa coletiva se constitui como uma extensão das atividades de seus membros. Portanto, a cooperativa no meio onde atua, dentro de uma economia de mercado, não pressupõe que ela seja uma empresa, mas que ela tenha uma empresa. Em outras palavras, a cooperativa não é a empresa, ela tem uma empresa de propriedade coletiva que deve servir diretamente os seus cooperados.

Para compreendermos a cooperativa, precisamos entender suas duas dimensões: a de caráter social, composta pela sociedade de pessoas, e a outra de caráter econômica, constituída pela empresa coletiva. A sociedade deve ser liderada, enquanto que a empresa precisa ser administrada de forma profissional. Desta forma cumprirá com a sua vocação que é organizar economicamente as pessoas, para que tenham mais renda e buscar melhor qualidade de vida.

Essas características conferem à cooperativa uma importância que a diferencia de outras organizações. É a única instituição que tem compromisso com o desenvolvimento do território onde atua. Não possui outro endereço e nem possibilidade de mudança de endereço. Produz externalidades que não beneficiam apenas a sua sociedade, mas sim, a comunidade que está localizada no entorno da cooperativa. Enquanto o capital tem compromisso com o lucro, a responsabilidade da cooperativa tem compromisso com o desenvolvimento das pessoas.

A relação associado e cooperativa precisa ser melhor compreendida. O associado exerce vários papéis na sociedade: é dono, investidor, usuário dos serviços prestados. Isso exige da cooperativa um modelo diferenciado de governança, que considere essas relações, frente as operações de mercado realizadas, pois está construída numa base sólida de confiança e credibilidade.

Precisamos, então, identificar os papéis de propriedade e proprietário nessa relação. Propriedade é um determinado bem e que é direito de uma pessoa ou sociedade – o proprietário, que pode ser por este usufruída. No caso a empresa coletiva, erroneamente ou insuficientemente denominada de cooperativa, não pode ser proprietária, mas sim, propriedade coletiva de uma sociedade de pessoas. A propriedade coletiva é um patrimônio que pertence a uma sociedade e não a um único indivíduo.

Dessa forma devemos concluir que a cooperativa é a junção da sociedade de pessoas com a empresa coletiva. E sendo assim, a cooperativa não tem sócios – são os sócios que têm a cooperativa. Os sócios são a cooperativa e a sua expressão maior de existência.

——————————————–

Leonardo Boesche, Engenheiro Agrônomo, especialista em cooperativismo e mestrando do curso de Mestrado Profissional em Governança e Sustentabilidade. Possui mais de 28 anos de trabalhos desenvolvidos no cooperativismo brasileiro.

2 Comentários em A cooperativa não tem Sócios … são os Sócios que têm a Cooperativa!, por Leonardo Boesche

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.




*

WordPress spam blocked by CleanTalk.