Ailos prevê 2 milhões de cooperados e 100 novos postos de atendimento até 2025

Metas compõem o planejamento estratégico elaborado para nortear crescimento sustentável nos próximos 10 anos.

Onde você pretende estar daqui a 10 anos? Essa foi a pergunta respondida para elaborar o planejamento estratégico apresentado, em fevereiro, a todos os colaboradores das 13 cooperativas singulares e da Central que compõem o Sistema Ailos. O plano a ser seguido até 2030 direciona o caminho para um crescimento sustentável e com indicadores que chamam a atenção, como a criação de 100 novos postos de atendimento e a ampliação da base de cooperados para 2 milhões até 2025. Também está prevista uma expansão geográfica, com foco na região Sul, buscando penetração em novos municípios; e, por fim, a ida para regiões fora da área de atuação que tem hoje, tanto física quanto digitalmente.

Outro objetivo é facilitar o acesso ao crédito pelo público de baixa e média renda. Para isso, foram levantados aspectos como perfil, necessidades, influências, objetivos e tendências dos cooperados. “Temos direcionadores e objetivos para guiar nosso trabalho até esses resultados. Será um esforço e envolvimento conjunto de todos nós”, explica o diretor executivo da Central Ailos, Ivo José Bracht.

Transformação digital

No último ano, o Ailos já apostou em novas formas de negócio e comunicação com o cooperado, como, por exemplo, o marketplace Ailos Aproxima e as assembleias on-line. Apoiando a expansão, o planejamento estratégico prevê a ampliação da presença no meio digital com experiências facilitadas de contratação, transação e simulação on-line de produtos e serviços, que ganham mais força com a chegada de iniciativas do Banco Central como o Open Banking.

Em 2021, a previsão é investir em soluções digitais que vão transformar processos e criar melhores experiências para colaborador e cooperado. “Estamos falando de toda a nossa parte tecnológica, que terá uma arquitetura flexível e escalável, preparada para atender a transformação dos negócios e suportar uma melhor experiência das jornadas do cooperado”, destaca Bracht.

Foco também em cultura e pessoas

Há ainda um Plano de Evolução Cultural que será executado de forma sistêmica, visando mais diversidade e inclusão em todos os times Ailos. “Queremos que a comunidade sinta que está fazendo parte da mudança que queremos ver no mundo, valorizando o que realmente importa: as pessoas. Observamos sistemas e tecnologias evoluírem, e nossos colaboradores também precisam fazer parte disso”, complementa Matheus Afonso Kauffman, superintendente de Gestão de Pessoas e Relacionamento com o Cooperado da Central Ailos.

O planejamento estratégico contempla, ainda, iniciativas de apoio à comunidade. Devem ser disponibilizados novos cursos e conteúdos no Progrid e novidades em parceria com entidades educacionais para desenvolver cooperados e qualificar profissionais, além de fomentar os negócios locais.

Com a construção dessa base sólida, o Ailos busca se tornar referência em cooperativismo e práticas cooperativistas. “É preciso que todos compreendam nossa proposta de valor para que possamos estreitar os laços por meio de programas sociais, educacionais e ambientais, além da implementação de novos modelos de negócios que correspondam às necessidades dos cooperados”, finaliza o presidente da Central Ailos, Moacir Krambeck.

Sobre o Ailos
Constituído em 2002, Ailos é um Sistema de Cooperativas de Crédito e conta com mais de 1 milhão de cooperados, uma cooperativa central, 13 cooperativas singulares, mais de 200 postos de atendimento e mais de R$ 12 bilhões em ativos. Com atuação nos três estados do Sul do país, possui cerca de 4 mil colaboradores, contribuindo e promovendo o crescimento sustentável e desenvolvimento social das comunidades onde atua. As cooperativas singulares que compõem o Ailos são: Acentra, Acredicoop, Civia, Credcrea, Credelesc, Credicomin, Credifoz, Crevisc, Evolua, Transpocred, Únilos, Viacredi e Viacredi Alto Vale.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *