Cooperativismo

Você sabe o que é o cooperativismo e qual a sua força mundial?

A Cooperativa não tem Sócios …
… são os Sócios que tem a Cooperativa”
Leonardo Boesche

CooperativismoCooperativas Financeiras (ou de Crédito) são associações de pessoas, que buscam através da ajuda mútua, sem fins lucrativos, uma melhor administração de seus recursos financeiros. Uma cooperativa de crédito atua com o propósito de prestar assistência creditícia e prestação de serviços de natureza bancária a seus associados, com condições mais favoráveis.

 

Exemplo Mundial

Em muitos países do mundo, as Instituições Financeiras Cooperativas são uma das principais instituições financeiras a serviço das comunidades.

Por exemplo: na França que vemos a maior expressão do cooperativismo financeiro do mundo. Neste país 60% dos recursos financeiros são movimentados pelas instituições financeiras cooperativas lá existentes. O francês Credit Agricole, maior banco cooperativo do mundo figura na lista dos 50 maiores bancos mundiais.

Além disso, na Alemanha o cooperativismo financeiro administra cerca de 20% dos ativos financeiros e na Holanda chegam a 40% os ativos administrados pelas cooperativas.

 

Cooperativismo Financeiro no Brasil

Ao mesmo tempo, no Brasil, as cerca de 800 cooperativas existentes contam com cerca de 19 milhões de associados. Somadas, as cooperativas ocupam a 6ª posição entre as maiores instituições financeiras do país. Os principais sistemas cooperativos que operam no país são SICREDI, SICOOB, UNICRED, CRESOL, AILOS. Existem ainda Cooperativas Independentes (solteiras) não ligadas a uma Confederação ou Central.

 

A origem do cooperativismo

Em nível mundial, as cooperativas surgiram por volta de 1800, como uma alternativa de combater as desigualdades sociais e buscar melhores condições de vida para as pessoas. Foi na Inglaterra que surgiram grandes pensadores do cooperativismo que acabaram por influenciar uma nova forma de pensamento que levava em conta a ajuda mútua, a solidariedade e a igualdade.

A lógica por trás do cooperativismo leva à seguinte reflexão: se todos os dias eu preciso ir a um mercado, por qual motivo eu não posso ir ao meu próprio mercado? Se todos os dias levo meus filhos à escola, por qual motivo eu não os levo à minha própria escola? A lógica é, portanto, a união de esforços, juntando pessoas que tem as mesmas necessidades, e criando empresas, em forma de cooperativas, que supram as nossas necessidades pessoais.

 


Conheça neste Portal mais informações sobre o Cooperativismo.

Cooperativismo no Wikipedia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *