Cenário Mundial » Expressão Mundial

Segundo o WOCCU (Conselho Mundial das Cooperativas de Crédito), em seu “2014 Statistical Report”, existiam no mundo 57.000 cooperativas de crédito em 105 países, totalizando cerca de 217 milhões de associados. Os dados consolidados foram apresentados no World Credit Union Conference realizado no mês de julho de 2015 nos EUA. Consta também que 8,2% da população economicamente ativa do mundo é associada a uma cooperativa de crédito.

[wp_excel_cms name=”Dados Woccu”]

Fonte: Woccu – 2014 Statistical Report

Segundo a AACCU (Confederação das Cooperativas de Crédito Asiáticas), apenas no continente asiático existem, em 23 países, mais de 22 mil cooperativas de crédito.

Apesar de expressivos estes dados demonstram a expressão mundial apenas das cooperativas de crédito, não estando inclusas as informações dos bancos cooperativos visto que eles não integram nem o WOCCU e nem a ACCU. Na ausência dos dados da ICBA (Associação Internacional dos Bancos Cooperativos) estão disponíveis apenas os dados da EACB (Associação Européia dos Bancos Cooperativos) que registrava em 224 milhões de clientes (dos quais 68 milhões eram associados), de 23 diferentes países e de 5.142 instituições financeiras cooperativas.

Reunidas todas estas informações, chega-se a um número aproximado de 520 milhões de pessoas associadas às cerca de 90 mil instituições financeiras cooperativas no mundo. Esses dados tendem a ser muito maiores visto que, para o Brasil, por exemplo, nesse cálculo estão computadas apenas as 668 cooperativas de crédito filiadas ao Woccu e os 5,5 milhões associados a estas vinculados, números estes que representam 60% do total de cooperativas e 80% dos associados atuais no país.

CoopCredMundial_Paises_2013

1 comentário

  1. Gostei dessas informações, eu não fazia a menor ideia sobre esse assunto. Estava procurando informações sobre financiamento para minha micro empresa. Confesso que fiquei surpreso com a quantidade de cooperativas de credito que já existe e achei muito interessante.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *