Com o objetivo de incentivar o espírito cooperativista entre os empreendedores brasileiros, o Sebrae lança a série Empreendimentos Coletivos em versão e-book (livro eletrônico). São 11 cartilhas que abordam estratégias cooperativistas adotadas por micro e pequenas empresas. O propósito é mostrar como a união de esforços pode ampliar, de forma inovadora, a competitividade dos micro e pequenos negócios. Foram enviados 3,7 mil CDs com a cartilha para as unidades estaduais do Sebrae. Os interessados podem pedir um exemplar nos pontos de atendimento da instituição.
A vantagem do material em formato e-book é a possibilidade de ser acessível a um número maior de empreendedores. A tecnologia ainda contribui para sustentabilidade ambiental e apresenta custos menores de produção, de armazenamento e de distribuição. As cartilhas são divididas por temas: associação, cooperativa, central de negócios, consórcio de empresas, organização da sociedade civil de interesse público (Oscip), cooperativa de crédito, empresa de participação comunitária, sociedade de propósito específico, sociedade garantidora de crédito, arranjo produtivo local (APL) e cultura da cooperação.
O cooperativismo, na visão do Sebrae, pode ajudar os empresários a driblarem algumas barreiras para o desenvolvimento de seus negócios, como a alta carga tributária, a informalidade em vários setores e a carência em infraestrutura. A cooperação entre as empresas tem se destacado como um meio capaz de torná-las mais competitivas.
“Fortalecer o poder de compras, compartilhar recursos, combinar competências, dividir o ônus de realizar pesquisas tecnológicas, partilhar riscos e custos para explorar novas oportunidades, oferecer produtos com qualidade superior e diversificada são estratégias cooperativas que têm sido utilizadas com mais frequência, anunciando novas possibilidades de atuação no mercado”, diz a coordenadora da série na Unidade de Capacitação Empresarial do Sebrae, Michelle Carsten.
Fonte: Administradores.com