Em sua participação na HSM Expo Managemente em São Paulo Kotler defende que “as empresas são amadas, porque seus clientes satisfeitos fazem a publicidade. “Se você cria um caso de amor com seus clientes, eles mesmos se encarregam por fazer a sua publicidade”, conclui.
Segundo Kotler os clientes procuram empresas com valores e propósitos claros:
- “O marketing 1.0 era centrado no produto; o marketing 2.0 era orientado ao cliente e agora o marketing 3.0 é orientado a valores”, explica. Mais do que isso, o professor da Kellog diz que “estamos em uma era em que a cultura da sua empresa é o conjunto de valores que você representa aos seus clientes”.
Segundo ele, para uma empresa ser amada por seus clientes precisa:
- Alinham os interesses de todos os grupos de stakeholders.
- Os salários de seus executivos são relativamente modestos.
- Adotam uma política de “portas abertas” de acesso à alta gerência.
- A remuneração e os benefícios de seus funcionários são elevados para a categoria; o treinamento de seus funcionários é mais longo; e a rotatividade da mão de obra é menor.
- Contratam pessoas que têm entusiasmo pelos clientes.
- Consideram os fornecedores parceiros legítimos, que colaboram para melhorar a produtividade e a qualidade e para reduzir os custos.
- Acreditam que a cultura corporativa é seu maior ativo e sua principal fonte é a vantagem competitiva.
- Seus custos de marketing são muito menores que os de outras empresas do setor e, ao mesmo tempo, a satisfação e a retenção de clientes são muito maiores.
As Cooperativas tem como vantagem competitiva serem empresas diferenciadas, com princípios e valores humanos e voltados para os interesses dos associados e da comunidade. Como tal tem grande vantagem em relação às demais empresas que buscam se adequar aos conceitos de Kotler.
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