Cooperativa de crédito da área da saúde, a Unicred Centro Brasileira atua há mais de 17 anos no mercado. Com mais de 7 mil associados, a cooperativa estabeleceu em 2005 um planejamento estratégico para modernizar o atendimento em suas mais de 11 Unidades de Atendimentos e acelerar o crescimento na sua área de atuação.
Diante da acirrada concorrência, a empresa entendeu que novos investimentos em TI seriam necessários não apenas para aprimorar processos, mas consequentemente para reduzir custos de manutenção tecnológica e maior capacidade de aproveitamento de oportunidades e atendimento das expectativas dos cooperados. Para isso a Unicred Centro Brasileira em conjunto com as demais co-irmãs da Brasil Central, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Amazonas Ocidental, começou a buscar soluções de tecnologia que pudessem integrar seus processos e ajudá-la a colocar em prática tal plano estratégico de crescimento estabelecido para os próximos cinco anos. Foram analisados projetos existentes em outras cooperativas e instituições.
Ainda inédita no sistema financeiro brasileiro, o SAP for Banking foi a solução encontrada pela cooperativa. “Estava em uso em vários Países na Europa e America do Norte e, bastante utilizada nas cooperativas da Europa “, recorda Dr. Clidenor Gomes Filho, diretor Presidente da Unicred
Com ferramentas que ajudam no planejamento estratégico, contabilidade financeira, controle de crédito e relatórios para toda a cooperativa, além de recursos para análise de resultados, análise de risco e módulos totalmente integrados, a solução atende às necessidades da Unicred. “A Unicred foi à primeira instituição financeira do Brasil a utilizar a solução Core da SAP para Bancos”, destaca o executivo.
“O SAP for Banking permite clareza aos processos dentro da cooperativa, bem como para os cooperados”, afirma o executivo. “Por ser um sistema completo, permite alta produtividade com grau de excelência equivalente as organizações financeiras do país”, completa.
Realizada em etapas, a implantação teve duração de 12 meses. Foi iniciada em 2005, nas unidades em Goiás, Distrito Federal e Tocantins, seguindo depois para as cooperativas de Rio Verde e Anápolis – GO. No início de 2006 foi a vez de Minas Gerais e da Amazônia e, em seguida, as unidades do Rio de Janeiro e Mato Grosso tiveram os sistemas migrados.
Para garantir a tranquila migração e implantação de novas tecnologias, as cooperativas criaram a Abraccinti, um centro de competência, responsável por assegurar o suporte técnico necessário.
Com a renovação tecnológica, a Unicred Centro Brasileira passou a contar com operações em tempo real, interligou suas Unidades de Atendimentos e cooperativas integrantes da Abraccinti, cooperados e fornecedores, unificou a base de dados (de pessoas físicas, jurídicas, organizações e grupos) e padronizou seus processos. “Com a adoção dos sistemas SAP conseguimos economizar tempo com processos operacionais para dedicarmos esforços ao relacionamento e ao negócio em si”, diz o presidente da Unicred, acrescentando que atualmente as informações com as quais a cooperativa baseia decisões são muito mais confiáveis e atualizadas.
“As novas ferramentas de TI foram essenciais para que a Unicred cumprisse seu planejamento estratégico”, avalia o executivo. Tanto é assim que os indicadores de evolução são muito bons. O desempenho global da cooperativa em 2009 melhorou significativamente em relação ao exercício de 2008. Obtivemos um resultado (sobras) de R$ 16 milhões, representando um retorno sobre o Capital Social de 43,88%, a base de associados cresceu 14%, aumentou a carteira de crédito 33% (totalizando R$ 199 milhões), os ativos totais cresceram 32% (totalizando R$ 271 milhões).
Fonte: B2B Magazine