O BTG Pactual anunciou na noite de segunda-feira a compra do controle do problemático Banco Panamericano por 450 milhões de reais, em uma operação que marca a entrada do conglomerado financeiro de André Esteves no varejo bancário.
O BTG acertou a aquisição da totalidade da participação do Grupo Silvio Santos no Panamericano, assumindo 51 por cento das ações ordinárias do banco e quase 22 por cento das preferenciais, representativas de 37,6 por cento do capital total.
“A aquisição representará a criação de uma quarta linha de negócios para o Banco BTG Pactual no Brasil. O Panamericano será uma plataforma independente de distribuição de produtos e crédito para o varejo“, disse Esteves, presidente-executivo do BTG Pactual, em comunicado. A instituição já atuava nas áreas de banco de investimentos, gestão de recursos e gestão de fortunas.
Silvio Santos não foi pago em dinheiro, mas em recebíveis do BTG, de André Esteves, no valor de R$ 450 milhões. Repassou esses títulos para o FGC e amortizou a dívida que tinha por causa do Panamericano. Cabe agora ao BTG definir quando vai pagar o FGC. O banco de André Esteves tem até 2028 para fazer isso, pagando uma correção 13% ao ano. Se decidir levar a dívida até o prazo final, terá pago R$ 3,8 bilhões ao FGC.
Saiba mais sobre o rombo do Banco Panamericano no link http://cooperativismodecredito.com.br/news/tag/banco-panamericano/
Fonte: O Globo