ACI está trabalhando para transformar o Ano Internacional numa oportunidade de obter um grande legado do cooperativismo para os anos subsequentes
Como parte dos preparativos para a celebração pelas Organizações das Nações Unidas (ONU) do Ano Internacional das Cooperativas, Charles Gould, diretor-geral da Aliança Cooperativa Internacional (ACI) falou dos planos que estão sendo desenvolvidos para aproveitar as oportunidades que decorrerão do movimento, em 2012. “Esta oportunidade das Nações Unidas não poderia ter acontecido em melhor hora. Em nove anos, as cooperativas podem se tornar o modelo de negócios com o maior crescimento no mundo”, disse.
A ACI está trabalhando para transformar o Ano Internacional numa oportunidade de obter um grande legado do cooperativismo para os anos subsequentes. “O verdadeiro prêmio não é algo que acontecerá em 2012, mas posicionará o cooperativismo como uma marca. A nós importa relançar o cooperativismo e seguir com o processo de construção nos próximos anos“, disse Charles Gould em entrevista recente à Federação Internacional de Cooperativas e Mutualidades de Seguro (ICMIF, sigla em inglês).
“Uma questão que o Conselho de Administração da ACI começa a explorar é a possibilidade de que no fim desta década, ou seja, até 2020, as cooperativas sejam o modelo de negócio que mais crescerá”, comentou Goud. “Se trabalharmos duro, se trabalharmos juntos e se usarmos bem o Ano Internacional, isso pode acontecer”, reafirmou.
De acordo com o diretor-geral da ACI, os limites dos outros sistemas econômicos, combinados com a emergência de uma geração para a qual a união promovida pela tecnologia e cooperação é um hábito, fez deste período ideal para a mensagem do cooperativismo. “Falo com frequência do Ano Internacional, não porque seja uma solução para tudo o que está mal no mundo, mas porque é uma oportunidade que não podemos ignorar: o cooperativismo deve passar a mensagem no momento certo”, enfatiza.
Foram desenvolvidos materiais para promoção do Ano 2012: templates para incorporar às comunicações, cartazes para promover o ano e kits de mídia para tornar visível a história do cooperativismo, além do site (www.2012.coop), que armazenará todo esse material.
Slogan: As Cooperativas ajudam a construir um mundo melhor
Tema – a logomarca e o slogan oficiais para o ano já foram lançados. O slogan é “As cooperativas ajudam a construir um mundo melhor” e tem como objetivo destacar como os membros de cooperativas podem conjugar esforços e alcançar as metas.
“Este slogan reflete exatamente a motivação que se encontra por trás da declaração do Ano Internacional das Cooperativas”, disse Sha Zukang, secretário-geral adjunto do Departamento de Assuntos Econômicos e Sociais (DESA) da ONU. “Cooperativas são empresas baseadas na ação coletiva e no princípio da participação”, complementou.
Baseado no slogan do Ano Internacional das Cooperativas, a logomarca mostra sete pessoas trabalhando juntas para construir e sustentar um cubo.
- O cubo representa todos os objetivos e aspirações em que são construídas as cooperativas.
- Os sete números representam os sete princípios cooperativos: adesão livre e voluntária, controle democrático pelos membros; participação econômica dos membros, autonomia e independência, educação, formação e informação, a cooperação entre cooperativas e envolvimento com a comunidade.
A entrevista de Charles Gould é uma tradução para o português. A íntegra está disponível, em inglês, no site http://www.2012.coop.