A Aliança Cooperativa Internacional divulgou no dia de hoje, durante o lançamento do “Ano Internacional das Cooperativas”, os dados das 300 maiores empresas cooperativas do mundo.
As 300 maiores empresas cooperativas do mundo geraram mais de US $ 1,6 trilhão em faturamento, segundo o relatório Global 300, lançada pela Aliança Cooperativa Internacional. Este valor é comparável ao PIB de nona maior economia do mundo, foi calculado pela ACI de relatórios anuais emitidos por cooperativas para o exercício de 2008.
O relatório revelou que a maior cooperativa do mundo era Crédit Agricole Group, o maior grupo financeiro de varejo da França, que tinha gerado uma receita de 103,58 bilhões dólares em 2008. Outro banco francês, o Groupe Caisse D’Epargne vem em seguida, com US $ 58.54bn de receitas.
A Presidente da ACI Dame Pauline Green disse: “A diversidade ea robustez do modelo de negócio cooperativo é baseada em princípios e valores. É por isso que as cooperativas foram resistentes durante a crise financeira mundial, empregando mais de 100 milhões de pessoas em todo o mundo e permitindo o desenvolvimento e bem-estar das sociedades nas economias mais competitivas. “
Charles Gould, Diretor-Geral da ACI, acrescentou: “Alguns pensam em cooperativas como de pequeno porte, empresas locais e, em muitos casos isso é verdade. Mas em outros casos são grandes empresas que trabalham a nível nacional ou regional, enquanto outros são gigantes executando operações globais avaliados bilhões. No total, cerca de um bilhão de pessoas estão envolvidas em cooperativas, de alguma forma, seja como membros / clientes ou como funcionários / participantes, ou ambos.
“Isso é uma força significativa unidas atrás de uma filosofia de negócio único. Enquanto as corporações lutam entre si por participação de mercado, as cooperativas continuam a crescer de forma constante, elevando o bem-estar geral das pessoas ao redor do mundo num espírito de solidariedade, em vez de explorá-los para fins egoístas. Elas aderem a práticas de negócios, operam de forma eficiente e eficaz, e levam a competição a sério.”
A maior parte das receitas provenientes das “Global 300” são da França, que gera 28% do total. Na seqüência vem os Estados Unidos (16%), Alemanha (14%), Japão (8%); Países Baixos (7%); Reino Unido (4%); Suíça (3,5%); Itália (2,5%), Finlândia (2,5%); Coréia (2%) e Canadá (1,75%).
Na lista das 300 maiores cooperativas do mundo está a brasileira Copersucar, na posição 269.
Clique aqui para ver o relatório completo.
.
Veja de onde são as maiores instituições financeiras cooperativas do mundo
As maiores instituições financeiras cooperativas do mundo
Fonte: http://www.thenews.coop/article/global-300-co-operatives-generate-16-trillion-revenue
A lista não inclui por exemplo, a cooperativa Coamo, que faturou 5 bilhões de Reais em 2010.
mesmo convertendo em Euros, a Coamo estaria incluida entre as 300 maiores. Talvez haja outras brasileiras nessa situação.
ver link> http://www.gazetamaringa.com.br/online/conteudo.phtml?id=1071326