Cancún – México: Um dos palestrantes da Assembleia Geral da ACI (Aliança Cooperativa Internacional) foi o seu Diretor Geral, o Sr. Charles Gould, falando sobre a forma de divulgação do Ano Internacional do Cooperativismo durante o ano de 2012.
Segundo Charles Gould, “nem todos os Anos Internacionais tiveram sucesso na divulgação em nível mundial”, destacando a importância de todos assumirmos este compromisso de forma conjunta. Charles lembrou que temos 1 bilhão de associados de cooperativas no mundo e 100 milhões funcionários, sendo que devemos buscar a adesão de todos.
Na visão da ACI, o objetivo em 2012 não é apenas o de comemorar o reconhecimento da ONU (Organização das Nações Unidas) mas também divulgar e propagar nosso modelo cooperativo para que seja um modelo de sucesso mundial no final desta década. A Presidente da ACI, Dame Pauline Green, destacou em outros momentos que “a ONU nos deu um presente e devemos aproveitá-lo bem”.
Charles Gould, afirmou que “vivemos um momento único assim como foi durante a Revolução Industrial quando o modelo cooperativo surgiu”, devemos aproveitar o cenário financeiro mundial para destacar a importância e a forma de funcionamento do nosso modelo de negócios. Charles falou da visão para 2020, conforme matéria já divulgada anteriormente neste site.
Para obter visibilidade para o Ano Internacional das Cooperativas todos devemos utilizar os máximo o logotipo desenvolvido, seja em folders, produtos, websites, outdoors, na TV, jornais e também nos pontos de venda e de atendimento da cooperativa. Se todos utilizarmos esta marca estaremos potencializando o case de sucesso cooperativo.
Gould destacou a força do cooperativismo mundial através dos dados divulgados das “Global 300 Cooperative”, uma estatística que divulga os números das 300 maiores cooperativas do mundo. Os dados apresentados mostram que estas 300 cooperativas somadas têm o mesmo tamanho do Canadá, a 9ª maior economia do mundo.
Gould também afirmou que as cooperativas são empresas inovadoras pois nos reinventamos freqüentemente para atender bem à nossos associados, fato que não é comum na maioria das empresas. Além disto as cooperativas são grandes forças locais em suas comunidades, afinal somos um forte movimento social impulsionado pelos sócios. Para ele este é nosso diferencial competitivo e é isto que nos faz diferentes.
SITE OFICIAL:
Para propagar o Ano Internacional das Cooperativas foi criado o site oficial, o http://www.2012.coop/ e nele estão disponíveis para download todos os materiais necessários.
HISTÓRIAS:
No site haverá o link para o stories.coop onde as cooperativas poderão contar sua história. A cada dia de 2012 será publicada uma história diferente, sendo publicadas 366 histórias em 2012. Além disto, no final de 2012 será publicado um livro contando a história de 100 cooperativas.
NOTÍCIAS:
Na página www.2012.coop haverá também uma página de notícias acerca das cooperativas.
DOMÍNIO .COOP:
Em 2012 será maior divulgado o domínio .coop e a intenção da ACI é que todas as cooperativas deveriam utilizar este domínio para o website de suas cooperativas e não o .com.
FACEBOOK e TWITTER:
No Facebook e no Twitter haverão sempre notícias atualizadas “e queremos que vocês nos sigam”, disse Charles Gould. No Twitter utilizem as tags #coop e #coop2012 no final de suas mensagens.
EVENTOS MUNDIAIS:
Em nível mundial haverão diversos eventos organizados pelos ramos cooperativos, sendo que já estão confirmados eventos na Irlanda, Itália e Canadá. Também em 2012, em Manchester ocorrerá a Ica Expo 2012, uma importante feira de negócios.
Durante os vários dias de palestras e encontros enfatizou-se muito que as mídias sócias devem ser fortemente utilizadas para conseguirmos nosso objetivo de divulgar o Ano Internacional das Cooperativas. Somos empresas de pessoas e como tal devemos buscar o apoio de nossos sócios nesta divulgação.
Por Márcio Port, de Cancún, México