Cancún – México (nov/2011): Um dos temas discutidos na Assembleia Geral da ACI (Aliança Cooperativa Internacional) foi uma proposta encaminhada pela Casa Cooperativa de Nova Petrópolis/RS e pela Casa Cooperativa de Sunchales (Argentina). A proposta visava o reconhecimento da cidade de Rochdale, na Inglaterra, como a Capital Mundial do Cooperativismo.
A proposta levava em conta o reconhecimento das cidades de Nova Petrópolis e de Sunchales como as Capitais Nacionais do Cooperativismo de seus países e sugeria que também em nível mundial reconhecêssemos a Capital Mundial.
A proposta foi apresentada na Assembleia pelo Sr. Ramón Imperial Zuñiga, Presidente da ACI Américas, e defendida pelo Sr. Márcio Port, Presidente da Sicredi Pioneira RS (membra da ACI) e também Presidente da Casa Cooperativa de Nova Petrópolis. Após a exposição do assunto o mesmo foi conduzido para votação, sendo que dos 500 votos válidos (voto delegado), 440 votos foram favoráveis.
Para o Presidente da Sicredi Pioneira RS “esta foi uma grande vitória para o movimento cooperativo mundial. Reconhecíamos Rochdale como a sede da primeira cooperativa do mundo, fundada em 1844, mas este reconhecimento não estava formalizado. Nada mais justo do que fazê-lo na véspera do Ano Internacional das Cooperaitvas”.
Por Márcio Port, de Cancún, México