Movimento de comunicação reforça que uma instituição financeira, assim como a vida, é melhor quando é cooperativa
Neste domingo (25 de novembro), estreia o novo movimento de comunicação do Sicredi. A campanha institucional irá reforçar seu posicionamento no mercado enquanto instituição financeira cooperativa, que promove a união das pessoas para o desenvolvimento socioeconômico e o fortalecimento da economia local. Tais valores estão vinculados ao princípio de que uma instituição financeira, assim como a vida, é melhor quando é cooperativa.
A campanha dá continuidade e sustenta o movimento iniciado em 2011, que valorizou e traduziu a essência do Sicredi com o conceito Gente que coopera cresce. “Além de reforçar nossa marca, a campanha demonstrará o significativo crescimento do Sicredi no mercado. Somos uma instituição financeira cooperativa que cresce mais de 25% ao ano, reúne mais de 2,2 milhões de associados e administra R$ 31,3 bilhões de ativos“, afirma Edson Nassar, diretor executivo de Produtos e Negócios do Banco Cooperativo Sicredi.
Campanha Nacional
A estrutura da campanha tem como base três pilares: institucional, soluções e segmentos. Partindo da mensagem institucional, numa segunda etapa que iniciará em janeiro, os produtos e serviços financeiros serão apresentados sob a forma de soluções que cooperam para que os associados tenham mais tempo, tranquilidade, realizem sonhos e conquistem mais liberdade. Também serão utilizadas linguagem específica e ofertas adequadas às necessidades de diferentes segmentos como agro, empresas e jovem.
De acordo com Daniel Ferretti, superintendente de Comunicação e Marketing do Banco Cooperativo Sicredi, a trilha sonora é outro grande destaque da campanha. “Para sustentar a estratégia e dar relevância ao movimento, adquirimos os direitos da letra da música ‘Eu quero apenas’, de Roberto Carlos e Erasmo Carlos. A escolha deve-se ao espírito de cooperação, de equipe, gregário, amigo e próximo da letra. Com tom emocional, mostra que a vida é melhor quando é cooperativa”, destaca Ferretti. “A canção foi inclusive alterada para construirmos um filme de 60 segundos e um jingle para serem utilizados no Natal e também ao decorrer de 2013”, enfatiza.
Criada e desenvolvida pela agência Morya, a campanha tem como foco os meios eletrônicos de massa. O enxoval de peças é composto por seis filmes, 13 anúncios impressos, sete spots, um jingle e outros desdobramentos. Para o sócio-diretor de Criação da Morya, Fábio Bernardi, “a campanha tem força porque se baseia no DNA do Sicredi e numa verdade indiscutível: a de que a vida de todos nós melhora quando existe a cooperação. E mostramos isso usando a emoção, a alegria e a beleza que existe quando as pessoas estão juntas. Foi isso que levamos para a campanha”.
Campanha Regional
Pegando carona na campanha institucional, a Central Sicredi PR/SP também irá lançar uma campanha de relacionamento, a “Gente que coopera traz amigos”. O objetivo da iniciativa, no formato “member get member”, é fazer com que os associados do Sicredi convidem os amigos para participar da cooperativa. Cada associação é convertida em pontos para trocar por prêmios. Dentre os prêmios estão: avental, kit faca e garfo, mala de viagem, cooler, jaqueta da Sicredi Racing, pasta de mão em couro e bolsa térmica. Além disso, a cada dez indicações, o associado ganha uma caneca porcelana exclusiva.
Os prêmios serão retirados pelos participantes da promoção nas unidades de atendimento participantes. Mais informações e o regulamento da promoção estão disponíveis no site: www.amigosicredi.com.br.
Sobre o Sicredi
O Sicredi é um sistema composto por 113 cooperativas de crédito, integradas horizontal e verticalmente. A integração horizontal representa a rede de atendimento (1.200 pontos), distribuída em 10 Estados* – 905 municípios. No processo de integração vertical, as cooperativas estão organizadas em quatro Cooperativas Centrais, uma Confederação, uma Fundação e um Banco Cooperativo, que controla as empresas específicas que atuam na distribuição de seguros, administração de cartões e de consórcios. Mais informações no site sicredi.com.br.