A ACI (Aliança Cooperativa Internacional) disponibilizou conteúdo em português demonstrando o plano de ação para a chamada Década Cooperativa, projetando a visão global para o ano de 2020. Conheça abaixo o documento de divulgação.
Aos Membros da ACI, Regiões e Organizações Setoriais
De: Charles Gould, Diretor Geral
Data: 24 de Junho de 2013
Re: Versão final do Plano de Ação para uma Década Cooperativa (em português)
A todos
É com satisfação que os informo que a versão final do Plano de Ação para uma Década Cooperativa está agora disponível no website da ACI em Português, podendo ser visto e circulado aos vossos membros. A versão foi amavelmente traduzida por João Leite, Chefe de Equipa de Relações Institucionais, Estudos e Prospectiva, CASES, Portugal.
Este documento foi submetido em versão preliminar à Assembleia geral da Aliança Cooperativa Internacional (ACI) de Manchester, em Outubro de 2012. Após comentários e discussões (refletidos na versão final) o Plano de Ação foi aprovado pela Assembleia geral. É agora editado na sua forma final.
É intenção da Assembleia geral que o Ano Internacional das Cooperativas das Nações Unidas seja o ponto de partida para uma campanha mundial, que eleve a forma cooperativa de fazer negócio a um novo nível. A intenção deste ambicioso Plano de Ação – a “Visão 2020” – é que a forma cooperativa de negócio se torne em 2020:
- No líder reconhecido de sustentabilidade económica, social e ambiental
- No modelo preferido pelas pessoas
- Na forma de empresa de maior crescimento.
A Visão 2020 procura assentar no que foi concretizado durante o Ano Internacional das Cooperativas e na resiliência demonstrada pelo movimento cooperativo desde que aconteceu o grande colapso financeiro. Ao prosseguir a estratégia contida neste Plano de Ação, queremos fazer de 2011-2020 uma Década Cooperativa de crescimento estável. O Ano Internacional das Cooperativas transformou-se num centro de atenção para o setor. Evidenciou a sua caraterística de propósito partilhado, ilustrado pela gama de atividades e celebrações do Ano Internacional, pelo número de conferências e reuniões que ocorreram no mundo e de que saíram declarações consensuais, bem como pela utilização generalizada do logótipo e lema do Ano Internacional 2012 pelas cooperativas de todo o mundo. Elevou o perfil das cooperativas para além dos limites do próprio setor, na sociedade civil e entre organizações governamentais e intergovernamentais. São realizações significativas, mas devem ser vistas no contexto das dominantes tendências emergentes que formatam as nossas políticas, sociedades e economias no futuro previsível. Algumas das tendências Globais principais são:
- Degradação ambiental e esgotamento de recursos
- Um setor financeiro instável
- Crescente desigualdade
- Um crescente défice de governança global
- Uma aparentemente não emancipada geração jovem
- Uma perda de confiança nas organizações políticas e económicas
As cooperativas já contribuíram largamente para aliviar estes prementes problemas globais. Mas com apoio apropriado e maior reconhecimento, poderão contribuir muito mais. Por isso acreditamos que as principais prioridades são dar a conhecer a cada vez mais pessoas a forma cooperativa de empresa, fornecer às pessoas os instrumentos e apoio para criar, financiar e desenvolver cooperativas sustentáveis, e remover barreiras que se atravessam no seu caminho. Daí o propósito deste documento ser delinear um Plano de Ação para uma Década Cooperativa, e mostrar o caminho claro para os próximos anos. O desafio para a ACI, organizações nacionais, grupos setoriais, cooperativas e membros individuais é implementar este Plano de Ação.
Melhores cumprimentos
Charles Gould – Diretor Geral, Aliança Cooperativa Internacional