Brasília, junho de 2013 – O Sistema de Cooperativas de Crédito do Brasil (Sicoob) investiu R$ 30 milhões em tecnologia verde nos últimos três anos. Os recursos foram utilizados em ações que envolvem a utilização consciente das soluções computacionais por meio da consolidação e virtualização de servidores, ao modernizar equipamentos de processamento de informações.
O processo de implantação de iniciativas sustentáveis tem contribuído para a redução de consumo elétrico, de dissipação térmica e de recursos de processamento. Foi evitado um gasto adicional de 463% com a energia elétrica, e 331% em recursos de hardware, com o processamento do mesmo volume de transações. Esses dados representam uma economia anual de mais de R$ 3 milhões.
Com a substituição dos equipamentos, o Sicoob deixa de consumir 6 milhões de Kw/ano de energia e deixa de emitir 270 toneladas de CO²/ano. Essa emissão equivale, por ano, ao consumo elétrico de 274 casas, à necessidade de plantar 1.875 árvores e à 80 carros emitindo gás carbônico na atmosfera.
De acordo com o líder de TI do Sicoob Confederação, Paulo Nassar, as iniciativas fazem parte das diretrizes de TI da instituição. “A responsabilidade socioambiental é um dos pilares do planejamento do Sicoob que, além de trazer mais segurança, eficiência e confiabilidade para a plataforma tecnológica, proporcionou uma grande economia”, diz.
Sobre o Sicoob
O Sistema de Cooperativas de Crédito do Brasil (Sicoob) possui mais de 2,5 milhões de associados em todo o país e está presente em 23 estados brasileiros e no Distrito Federal. É composto por mais de 500 cooperativas singulares, 15 cooperativas centrais e a Confederação Nacional das Cooperativas do Sicoob (Sicoob Confederação). Integram, ainda, o Sistema, o Banco Cooperativo do Brasil do Brasil (Bancoob) e suas subsidiárias, provedoras de produtos e serviços especializados, como consórcio, previdência e fundos de investimento. A rede Sicoob é a sexta maior entre as instituições financeiras que atuam no país, com mais de 2 mil pontos de atendimento. As cooperativas inseridas no Sistema oferecem um amplo portfólio de produtos e serviços para seus associados e possibilitam acesso a recursos para empréstimos em geral e investimentos, tanto para pessoas físicas como jurídicas, com juros mais acessíveis.
Fonte: Sicoob