Esse é um dos resultados da reunião dos membros do Conselho Consultivo de Crédito do Sistema OCB
Brasília (05/12) – Um ano intenso e repleto de muito trabalho. Essa é a previsão do Conselho Consultivo de Crédito do Sistema OCB (Ceco) para 2014. Após três dias de muito trabalho, realizado na Casa do Cooperativismo, em Brasília, os membros do Ceco e do Grupo Técnico, decidiram que as grandes prioridades para o ano que vem são: a estruturação do Sistema de Supervisão das Instituições Financeiras Cooperativas e a integração da rede de atendimento das cooperativas financeiras.
MONITORAMENTO – A função da Supervisão das Instituições Financeiras Cooperativas é o monitoramento das atividades, ou seja, é o controle direto que além de acompanhar o dia a dia das cooperativas financeiras, também as auxiliará em seus processos administrativos e legais.
AVALIAÇÃO – A reunião também serviu para a elaboração de uma agenda de reuniões de trabalho para o ano que vem e, ainda, para que os membros do Conselho e do Grupo Técnico avaliassem o desenvolvimento das ações em 2013. O grande marco deste ano foi a constituição do Fundo Garantidor do Cooperativismo de Crédito (FGCoop), mecanismo que promete fortalecer ainda mais as cooperativas, além – é claro – de auxiliar a inclusão financeira de milhares de brasileiros.
O presidente do Sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas, reconheceu a necessidade de uma atuação cooperada para a constituição do FGCoop. “Necessário se faz salientar que esse ganho só foi possível pelo empenho das equipes do Sistema OCB, representantes do Ceco e seu Grupo Técnico, Casa Civil e, especialmente, do Banco Central. Esse grupo vem atuando em harmonia para fortalecer, cada vez mais, o Sistema Nacional de Crédito Cooperativo (SNCC)”, enfatiza Márcio Lopes de Freitas, presidente do Sistema OCB.
Fonte: OCB