Fique atento a propostas apresentadas por golpistas que se passam por cooperativas de crédito.
Diante da grande quantidade de e-mails enviados para o Portal do Cooperativismo Financeiro solicitando informações sobre operações de crédito ofertadas por supostas cooperativas, em condições de mercado extremamente vantajosas para o tomador, republico abaixo texto publicado originalmente em 25/02/2010.
Caso você já tenha visto este tipo de promessas não deixe de registrar seu comentário no final do texto para que os leitores que chegam até o portal, buscando informações, consigam facilmente concluir que tais situações configuram FRAUDE.
Assista ao vídeo falando do assunto clicando aqui.
—————————————–
Matéria de 25/02/2010
Cuidado com as falsas Cooperativas de Crédito
Nos últimos dias tenho recebido email´s de pessoas da região central do país (MG, SP) solicitando informações sobre como funcionam as Cooperativas de CréditoCooperativas de Crédito.
O interesse tem como origem propostas maravilhosas que estão sendo feitas por supostas Cooperativas de Crédito que oferecem linhas de crédito com prazo de 200 meses (17 anos) e com taxas de juros extremamente atrativas (menos de 0,3% ao mês).
Onde está o problema?
Para garantir sua operação de crédito os estelionatários exigem o pagamento antecipado de 10% do valor a ser liberado a título de “seguro”. Os 10% tem de ser depositados em contas de pessoas físicas que supostamente seriam advogados da Cooperativa.
Como funciona em uma cooperativa de crédito
As Cooperativas de Crédito não tem clientes, tem associados (donos) e como tal tem procedimentos de abertura de conta diferenciados dos bancos visto que torna-se necessário observar o processo de “associação” do interessado em ingressar na Cooperativa.
A abertura da conta em uma cooperativa dura o mesmo tempo que ocorre em um Banco, dificilmente será mais rápido e nunca será por telefone ou e-mail.
Uma Cooperativa de Crédito sempre fará questão de explicar os diferenciais entre uma Cooperativa de Crédito e um Banco e dificilmente passará uma imagem de “crédito fácil e rápido”, afinal, qualquer inadimplência terá de ser arcada entre todos os associados da Cooperativa.
Fique atento
Fique muito atento à milagres. Desconfie de tudo o que parece ser muito fácil.
Cooperativas de Crédito são instituições financeiras regulamentadas e fiscalizadas pelo Banco Central do Brasil e como tal tem de estar regularmente constituídas. Em caso de dúvidas mantenha contato com o autor deste site.
Importante ressaltar que 80% das cooperativas de crédito do Brasil utilizam uma das seguintes marcas/nomes: Sicredi, Sicoob, Unicred, Ailos, Cresol e Uniprime.
Com estas cooperativas você não correrá o risco deste tipo de fraude e tenha a certeza de que todas elas exigirão sua presença física para a concessão de qualquer empréstimo, salvo em situações em que a pessoa utilizar algum aplicativo móvel por já ser associada da cooperativa.
Nomes das falsas cooperativas de crédito
Os nomes de falsas Cooperativas que tem sido utilizados ultimamente são: (se souberes de outros mantenha contato por email):
- Central das Cooperativas de Economia e Crédito
- Cooperativa de Crédito de BH
- Cooperativa de Crédito de Minas
- União Sócio Cooperativa de Crédito
- Coopne – Cooperativa Nacional de Empréstimo
Veja a matéria publicada no http://www.odiariomaringa.com.br/noticia/236235 demonstrando um caso prático desta situação.
Cooperativas de Crédito Autorizadas pelo Banco Central do Brasil
Consulte no link Relação das cooperativas de crédito autorizadas a operar no Brasil.
P.S: onde escrevi “IMPORTANTE: os golpistas podem fazer um depósito por boleto com o boleto VAZIO! Aparece no extrato bancário, mas depois de alguns dias virá a péssima notícia!”, leia-se:
“IMPORTANTE: os golpistas podem fazer um depósito por envelope com o envelope VAZIO! Até “pode” inicialmente aparecer no seu extrato bancário, ou eles podem lhe apresentar um comprovante impresso de que fizeram esse depósito, mas depois de alguns dias virá a péssima notícia: nada de dinheiro!”
A TODOS OS INTERESSADOS
– NUNCA depositem qualquer quantia ANTES de ter o dinheiro SACADO ou TRANSFERIDO DE FATO. Empresa de verdade não cobra nada antecipado, mas sim embute taxas e impostos no valor financiado, aumentando a sua dívida (ex: taxa de cadastro, IOF, etc.). É assim que elas fazem;
– NÃO se apeguem a empresas que dizem ter CNPJ antigo. O que os golpistas fazem: pesquisam um CNPJ antigo na área financeira (fazer isso é muito fácil) e criam um site (ainda mais fácil) afirmando que são os donos daquele CNPJ! Ou seja: a empresa original é verdadeira, e foi criada por pessoas de verdade. No entanto, TERCEIROS (golpistas) criam um site e dizem que aquele CNPJ é deles (mas não é). Quando você for vítima do golpe, poderá buscar seus direitos no Judiciário, MAS a empresa que você vai acionar nem mesmo sabia que alguém estava firmando contratos em nome dela.
– PRESTEM ATENÇÃO nos detalhes: nenhuma empresa que tem um mínimo de credibilidade, boa-fé, respeito ao cliente e qualidade na prestação de serviços terá um site mal feito, mal escrito, com domínio duvidoso, com e-mail de contato genérico (@gmail, @yahoo, @hotmail, @terra, @bol, etc.). Você acessa o site, vê que está cheio de erros de gramática, e o texto, mal escrito, destaca demais a “honestidade” e a questão do crédito para negativados, além do SUPOSTO tempo de atividade da empresa… Tudo isso é suspeito. Se você quer um empréstimo, vá pessoalmente à sede dessa suposta empresa, e somente pague alguma coisa, SE for o caso, DEPOIS de ter o dinheiro EM MÃOS. IMPORTANTE: os golpistas podem fazer um depósito por boleto com o boleto VAZIO! Aparece no extrato bancário, mas depois de alguns dias virá a péssima notícia!
– “Não existe almoço grátis”! NINGUÉM tem comércio para operar no prejuízo! Observem as TAXAS PRATICADAS por essas supostas empresas. As empresas de verdade trabalham com tabelas complexas e que são modificadas com frequência. Não existe isso de publicar uma tabela no site como se fosse fixa. Observem que, em muitas vezes, as empresas golpistas publicam tabelas onde financiamentos seriam feitos com juros menores de 1% ao mês, ou seja, (MUITO) abaixo da própria inflação ou dos juros legais de 1% ao mês (mínimo) previstos em lei. Qual seria o sentido de uma financeira emprestar dinheiro no prejuízo? Financeiras nunca perdem dinheiro. Na dúvida, calcule a taxa de juros praticados nas simulações informadas pelos sites das supostas empresas. Façam uso de ferramentas como o site Dr. Calc ou Cálculo Exato para verificarem as taxas de juros.
– NINGUÉM quer emprestar dinheiro para pessoas negativadas. QUANDO as empresas de verdade emprestam, isso ocorre em condições especialíssimas (ex: crédito consignado, com desconto automático no contracheque). Quase sempre, essas condições englobam ALTÍSSIMAS TAXAS DE JUROS (5%, 10%, 20% ao mês ou mais!). Já vi sites de golpistas cobrando juros de 0,4% ao mês para empréstimos de centenas de milhares de reais e com prazo de 20, 30 anos! Isso não existe no Brasil, pois seriam taxas praticáveis apenas em países muito desenvolvidos. No Brasil, o sistema bancário domina o país, e é um dos motivos de eu ter, às vezes, vergonha de ser brasileiro. Fazem o que querem, ganham quanto querem e fica por isso mesmo.
– NÃO SE DEIXE ILUDIR pelas promessas. Você está passando por dificuldades? Quer muito pagar suas dívidas? Quer muito comprar uma casa? Está passando por uma situação desesperadora? Já até pensou em cometer uma loucura? Eu lamento por você, mas os golpistas não. Você é exatamente o tipo de cliente que eles querem: a pessoa desesperada, que está cega pelas supostas facilidades apresentadas. A empresa diz que lhe emprestará o dinheiro que precisa, que não faz diferença se você está negativado, que seu crédito já está aprovado e que as mensalidades caberão no seu bolso. A EMPRESA DIRÁ TUDO O QUE VOCÊ QUER OUVIR! Mas o sonho acaba com o DEPÓSITO antecipado, com o “SEGURO” de crédito, com a “CAUÇÃO” do empréstimo ou qualquer outro nome que a “empresa” venha a dar. Mentira! Isso é golpe. JAMAIS deposite qualquer valor ANTES de REALMENTE TER O DINHEIRO EM MÃOS.
– NÃO SE DEIXE ILUDIR. NÃO deposite qualquer valor. Preste ATENÇÃO AOS DETALHES. Verifique o histórico da empresa em sites como o RECLAME AQUI. Verifique se a suposta empresa possui processos no Tribunal de Justiça de seu estado (financeiras idôneas normalmente possuem processos, ora cobrando inadimplentes, ora sofrendo revisões contratuais). Se possível, vá PESSOALMENTE até o endereço da sede da suposta empresa. Verifique o local. Parece quente? DESCONFIE primeiro, e acredite somente DEPOIS de ter o dinheiro EM MÃOS.
– REPITO: não existe essa de depositar valor para a empresa fazer o depósito do empréstimo! Quem está emprestando dinheiro, não tem dinheiro para pagar qualquer coisa antecipadamente! As falsas empresas só pedem antecipações porque é nesse ponto em que os golpistas são remunerados! Esse é o golpe… Nas empresas de verdade, o “golpe” é praticado nas altas taxas de juros que pagamos no Brasil.
-> NÃO EXISTE ALMOÇO GRÁTIS <-.
DICAS EXTRAS:
1) acessem a ferramente WHOIS do site REGISTRO.BR. Lá, digitem o endereço do site da SUPOSTA financeira ou cooperativa de crédito. Essa ferramenta online lhe fornecerá vários dados que podem ser interessantes, como o NOME do proprietário do site, seu CPF, telefone de contato, etc. Podem ser dados falsos, mas podem ser verdadeiros e lhe dar um norte para a cobrança de algum valor, CASO VOCÊ JÁ TENHA CAÍDO NO GOLPE. Interessante destacar que, em caso de golpe, normalmente, o nome do proprietário do site não tem nada a ver com o nome da pessoa que consta do registro do CNPJ (dono da empresa), que se verifica na Receita Federal. Ex: CNPJ está em nome de "Marcelo Santos", mas o site está em nome de "Zaquias Mariano". Existe algum "Marcelo Santos" naquela empresa? Não? Isso pode ser algo a se estranhar.
2) DENUNCIE. Não deixe passar. De posse dessas informações (proprietário do site), vá até o site da empresa que hospeda a página e DENUNCIE o golpe ou sua SUSPEITA de golpe. Ex: se o site está hospedado na empresa Go Daddy, acesse o site, procure o e-mail de contato e exponha, por escrito, sua suspeita ou experiência de golpe. Diga que devem investigar, pois do contrário poderão ser responsabilizados subjetivamente por danos que terceiros vierem a sofrer, pois são os servidores deles que hospedam o site. NÃO DEIXE PASSAR. Denunciando, ao menos você fará o que é certo e impedirá que outras pessoas percam o pouco que possuem. A DENÚNCIA PODE SER ANÔNIMA! Não tenha receio.
3) MAIS IMPORTANTE: verifique se a suposta empresa (financeira, banco, cooperativa de crédito) está AUTORIZADA PELO BANCO CENTRAL a operar. O Banco Central do Brasil divulga, a cada mês, planilhas que contém os nomes de TODAS AS INSTITUIÇÕES desse tipo AUTORIZADAS a, por exemplo, emprestarem dinheiro. Se o nome da empresa não estiver lá, nem perca seu tempo (nem seu dinheiro).
Mais uma vez: nenhuma empresa séria pede dinheiro antes de você ter seu empréstimo DE FATO em mãos ou TRANSFERIDO para a sua conta corrente. Se pedirem antecipadamente R$ 50,00, R$ 300,00, 10%, 5% ou qualquer valor, NÃO CAIA NESSA, POR MAIS DIFÍCIL E DESESPERADORA QUE SEJA A SUA SITUAÇÃO FINANCEIRA. Você sofrerá mais essa perda, e muito provavelmente não mais conseguirá reaver o pouco que tinha.
Não se permita perder o pouco que possui!
Gostaria de saber se a mundial credi Brasil é confiável, se é uma empresa verdadeira. Pois fiz dois depósitos um de 380 e outro de 297 eles dissera quer cair na conta o valor do empréstimo em 15 minutos e nada ainda já tem dois dias e eles não me atende e quando atende só me enrolan falando Q ja vão retornar
Boa noite Paula.
Como ficou sua situação com a Mundial Credi? Estou tentando ligar lá o dia inteiro porém ninguém atende e quando atende tratam mal e desligam o telefone.