Brasília (29/9) – Debater temas como a gestão de risco e a governança corporativa nas cooperativas do país. Essa será a tônica do workshop Cooperativas de Crédito no Brasil: gestão de riscos e governança corporativa, realizado pelo Banco Central do Brasil, com apoio do Sistema OCB. O evento começa nesta terça-feira e continua na quarta-feira. A programação ocorrerá na sede do banco, em Brasília.
Segundo a organização, o workshop é um encontro de trabalho que tem como objetivo a revisitação das estruturas das cooperativas de crédito brasileiras no que tange sua evolução desde a construção e publicação, pelo Banco Central do Brasil, em 2008, das Diretrizes para boas práticas de governança, voltadas a este público.
A abertura oficial está marcada para as 10h e contará com várias autoridades, dentre elas o presidente do Sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas, o secretário executivo do Banco Central, Geraldo Magela Siqueira, e o diretor do Banco Central do Brasil, Luiz Edson Feltrim.
O evento contará com seis blocos temáticos. O primeiro abordará os aspectos relacionados à governaça corporativa das cooperativas financeiras, integrantes dos resultados de uma pequisa realizada entre o fim do ano passado e início deste ano. Os outros são os seguintes:
Bloco 2 – Resultados da pesquisa: Representatividade e Alta Administração
Bloco 3 – Resultados da pesquisa: Conselho Fiscal e Auditorias
Bloco 4 – Fundo Garantidor do Cooperativismo de Crédito – FGCOOP
Bloco 5 – Atuação sistêmica e gestão de riscos em cooperativas de crédito
Bloco 6 – Auditorias cooperativas e inter-relação com fundos garantidores
Além disso, haverá, ainda, uma Mesa Redonda, que tratará sobre as propostas e os encaminhamentos do evento. Os trabalhos serão coordenados por representantes do Banco Central, e também contarão com a participação da assessora jurídica da OCB, Ana Paula Andrade Ramos Rodrigues.