A Unicred SC/PR agora é apoiadora do Concurso Curitiba Economia Criativa, realizado pela Agência Curitiba de Desenvolvimento S/A em parceria com o Centro Europeu. Para o diretor executivo da Unicred, Marcelo Vieira Martins, a identificação com a proposta foi imediata. Nos anos de 2014 e 2015 o projeto definiu iconografias inspiradas no patrimônio histórico para difundir uma identidade da cidade. “O envolvimento das pessoas para valorizar a cidade através de uma marca visual é uma excelente oportunidade de mostrar o cooperativismo que a sociedade precisa”, avalia Martins. Os candidatos – profissionais liberais, empreendedores, estudantes e empresas formais de variadas áreas – criaram projetos envolvendo um ou mais ícones das Digitais Curitibanas. O regulamento exige propostas com solução inovadora de negócio que se destaque pela originalidade e pela viabilidade econômica em uma de cinco áreas: Design, Moda, Audiovisual, Software de Lazer e Jogos de Computador. Os trabalhos serão julgados por uma comissão técnica e, no dia 19 de novembro, os três melhores de cada categoria serão expostos para investidores por meio de um pitch, uma breve apresentação que tem por objetivo destacar os principais detalhes do projeto.
O presidente do Centro Europeu, Carlos Sandrini, avalia que o apoio de uma instituição financeira como a Unicred é essencial para o desenvolvimento do empreendedorismo. “A chegada da Unicred ao Paraná viabiliza novos projetos e consolida o novo modelo das instituições bancárias”. Sandrini considera o modelo da cooperativa como o mais democrático. “Essa é a maneira mais eficaz de gerir uma instituição financeira”. A Unicred é a cooperativa de crédito que tem no DNA o público urbano. “Nascemos nesse ambiente e foi nele que nos desenvolvemos nestes 23 anos. E apoiar o concurso reforça para Curitiba o modelo de negócio e como nos conectamos com nossos cooperados”, relata o gerente regional da cooperativa, Wesley Silva Bon.