A transformação digital é uma realidade que permeia o mundo corporativo, principalmente o mercado financeiro. Uma enxurrada de inovação na indústria financeira está fazendo com que as instituições se reinventem e renovem constantemente. Meios de pagamento virtuais e diversas outras alternativas digitais estão abrindo os olhos e as mentes dos consumidores para novas possibilidades de se realizar transações financeiras. Com economias mais dependentes da entrega de informações digitais, as instituições são desafiadas a fornecerem serviços inovadores e modernos.
Atualmente, quase não precisamos mais ir a uma agência bancária ou a uma unidade de negócios, no caso da UNICRED. É possível resolver quase tudo na palma da mão, por meio do smartphone. Além de buscarmos formas eficazes de adquirir novos clientes, precisamos, acima de tudo, fortalecer os laços com nossos atuais cooperados e o universo mobile ajuda muito nesta missão.
No entanto, de nada adianta investir milhões de reais em novas tecnologias se não houver segurança digital. Ao oferecer transações por meio de aplicativos, por exemplo, a instituição tem que pensar em como assegurar ao cooperado que seus dados serão preservados. Nessa jornada de transformação digital, fatores como segurança, estabilidade e desempenho dos sistemas continuam a ser as maiores preocupações.
De acordo com a Pesquisa de Tecnologia Bancária 2017 da Febraban, realizada pela Deloitte, o mobile banking superou pela primeira vez o internet banking e já responde por 34% do total das transações, ou seja, 21,9 bilhões de transações bancárias de 2016. Com o cliente conectado por meio dos dispositivos móveis a maior parte do tempo, é ele quem dita as regras da transformação digital. Não podemos deixar de destacar algumas das tecnologias disponíveis para apoiar o mercado financeiro nesta empreitada: soluções de big data, para análise de dados que tragam valor para o negócio, Internet das Coisas, inteligência artificial e sistemas cognitivos, entre outras.
Acompanhando essa tendência, o aplicativo UNICRED Mobile já passou por atualização e está sempre em evolução. Por meio dele o cooperado pode pagar suas contas de consumo ou boletos com praticidade e segurança, seja por digitação, pela câmera ou via leitor de PDF, além de fazer transferências, consultar saldos e extratos, inclusive de seus investimentos. Além disso, é possível se associar à UNICRED por meio do app Unicred Associe-se.
É importante salientar que toda e qualquer iniciativa de transformação digital deve ser conduzida com muita cautela, pois envolve as normas de compliance exigidas pelos órgãos reguladores que as instituições financeiras precisam atender.
Por Fernando Fagundes, CEO da UNICRED do Brasil