Equipes estão ainda mais preparadas para atender aos associados e propor as soluções mais adequadas para cada necessidade.
Comprometido em estar mais próximo dos associados e em atendê-los cada vez melhor, a Central Sicredi Centro Norte realiza projeto pioneiro, um programa de Educação Financeira destinado aos 2,8 mil colaboradores, que atuam nas 10 cooperativas que atendem os estados de Mato Grosso, Rondônia, Pará e Acre. A intenção é reforçar a importância do controle sobre as finanças, do equilíbrio entre receitas e despesas, e da necessidade de se ter uma caixinha para imprevistos, o que refletirá diretamente na ponta, ou seja, no atendimento ao associado.
Com duração de oito horas, o curso foi ministrado pela Lund Finanças, por meio de uma plataforma virtual elaborada exclusivamente para o Sicredi, o que facilitou o acesso e a participação dos colaboradores. Com a iniciativa, a instituição financeira cooperativa reacende a importância da reflexão e do autoconhecimento em relação ao dinheiro. Como resultado tem um engajamento ainda maior de suas equipes no cuidado com as próprias finanças, e com a situação dos associados, já que terão maior capacidade para entender o negócio e a realidade dos cooperados.
Desenvolvido pela planejadora financeira Myrian Lund, coordenadora de MBA e professora de Finanças na Fundação Getúlio Vargas (FGV), a formação teve o conteúdo personalizado, dividido em seis módulos: Relação com o Dinheiro, Análise da Situação Atual, Crédito e Consumo Consciente, Poupar e Investir, Metas e Objetivos, e Plano de Ação, fechando um ciclo perfeito que termina com a proposta de ações para que o capital trabalhe a favor da pessoa.
“Cada módulo é composto por vídeo-aulas, material de apoio e atividades para que o colaborador tenha acesso a todo conteúdo que o fará mudar de comportamento e atingirá seu objetivo maior, que é prepara-lo ainda mais para atender o associado lá na ponta”, afirma Myrian ao ressaltar que nesses longos anos de carreira é a primeira vez que vê uma instituição financeira preocupada com seus colaboradores e seus associados. “Em nenhum outro banco percebi esta preocupação”.
O Programa de Educação Financeira do Sicredi é uma iniciativa dos departamentos de Gestão de Pessoas e Programas Sociais. Ficou disponível por um período de quatro meses, de setembro de 2017 a janeiro de 2018, período que permitiu ao colaborador a organização de sua agenda para participar. Foi realizado por 2.101 colaboradores, de um total de 2.748, uma cobertura de 76%. “Tivemos um excelente resultado nesta primeira etapa do programa, que é a formação dos colaboradores. O conteúdo repassado proporciona aprendizado e experiência, cria condições para atender o associado de maneira assertiva, com a proposta de soluções financeiras adequadas que deem resultados para o seu negócio ou suas finanças pessoais, e consequentemente para a cooperativa”, destaca a gerente de Programas Sociais do Sicredi Centro Norte, Andrea Passos.
O programa surpreendeu os colaboradores. Já bastante orientados em relação às finanças, o conteúdo trouxe novas situações que podem ser aplicadas no dia a dia, na vida pessoal e profissional. Carmem Lígia Garcez, por exemplo, é auxiliar administrativa da cooperativa Sicredi Sul MT, com sede em Rondonópolis. Ela conta após as lições recebidas mudou alguns planos, entre eles a contratação de financiamentos para a compra de um imóvel e um veículo. “Minha família já possui casa própria e carro. Então, meu marido e eu conversamos e decidimos poupar durante cinco anos para então fazermos as aquisições, com disciplina e planejamento. E pensando no futuro de nossos filhos vamos fazer poupança e previdência para eles”, conta a colaboradora.
Segundo Carmem, por trabalhar em uma instituição financeira ela imaginou que o curso seria óbvio, no entanto, ficou surpresa com a quantidade de detalhes apresentados, que a fez repensar muitas ações. “Controlava meu orçamento através das receitas e das despesas, com valores fixos e maiores, e desprezava os gastos menores do dia a dia, que são os que fogem do nosso controle e fazem um estrago no orçamento”, confessa. Na opinião dela, se a educação financeira fosse ensinada na escola, o país teria consumidores mais conscientes e preparados.
Multiplicador dos ensinamentos do curso, o gerente de Negócios de uma agência em Lucas do Rio Verde, Thiago Massa, conta que imprimiu todos os textos do curso e compartilhou com os familiares para que possam planejar juntos, os sonhos e objetivos. “Antes de tudo, o curso nos fez refletir sobre nossas percepções quanto às necessidades e desejos. Vai muito além de sugerir como gastar ou guardar recursos. A finalidade real é nos fazer refletir sobre nossas atitudes frente às nossas metas”.
Multiplicadores – A segunda etapa do Programa de Educação Financeira desenvolvido pelo Sicredi Centro Norte ocorrerá no 2º semestre. Está prevista uma nova capacitação, desta vez focada no associado, que será desenvolvida com 30 colaboradores de cada cooperativa do Sicredi Centro Norte. São 10 cooperativas, que formarão 300 multiplicadores, que atenderão nas agências e em eventos para a comunidade. “Às vezes, o associado chega à agência decidido a contratar crédito. Durante a conversa, nosso colaborador terá condições de avaliar a real necessidade desse crédito e direcionar para o produto mais adequado”, frisa Andrea.
A partir de abril, as cooperativas poderão estender o Programa de Educação Financeira aos associados. “O convite será feito a todos os associados e a cada novo sócio. Vamos divulgar a iniciativa nas nossas agências para que um número maior de associados participe”, afirma Andrea ao acrescentar que também será feita divulgação nas redes sociais.
Com essa iniciativa, o Sicredi Centro Norte cumpre com sua principal missão, que é valorizar o relacionamento, oferecer soluções financeiras para agregar renda e contribuir para a melhoria da qualidade de vida dos associados e da sociedade.
Sobre o Sicredi
O Sicredi é uma instituição financeira cooperativa comprometida com o crescimento dos seus associados e com o desenvolvimento das regiões onde atua. O modelo de gestão valoriza a participação dos 3,7 milhões de associados, os quais exercem um papel de dono do negócio. Com presença nacional, o Sicredi está em 21 estados*, com mais de 1.500 agências, e oferece mais de 300 produtos e serviços financeiros. Mais informações estão disponíveis em www.sicredi.com.br.
*Acre, Alagoas, Bahia, Ceará, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rondônia, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe e Tocantins.
O Sicredi Centro Norte, composto pelos estados de Mato Grosso, Rondônia, Pará e Acre, tem cerca de 376 mil associados, com 168 agências em 134 municípios.