Em 2017 iniciei um MBA na USP/Esalq e, na primeira aula, o professor Márcio Port nos apresentou um dos desafios para o crescimento do cooperativismo financeiro: o desconhecimento da sociedade sobre o tema! A partir daquele dia tenho estudado, ponderado e, de alguma forma, tentado colocar em prática algo que de fato pudesse colaborar para que esse desconhecimento seja reduzido e tenhamos um cooperativismo financeiro ainda mais expressivo.
Participando do conselho de administração de uma cooperativa, no qual mensalmente acompanhamos, dentre outros temas, os números e índices contábeis, e anualmente fazemos as pré-assembleias e assembleia geral ordinária para prestação de contas, me surge uma questão: Por que aguardar o ano inteiro para demonstrar aos associados, e para toda sociedade, a evolução da cooperativa? Não seria interessante ter esses dados disponíveis a qualquer momento e acessíveis a todos de forma simples e fácil? Comecei, então, a fazer pesquisas sobre esses dados e o site do Banco Central do Brasil foi o único onde localizei informações atualizadas dessa natureza, porém divulgadas de forma que não permitem acompanhamento simples do cooperativismo financeiro, já que o foco é o Sistema Financeiro Nacional de forma geral.
A ideia de uma plataforma que reunisse os dados sobre o cooperativismo financeiro começou a tomar forma, ainda como um projeto sem marca ou planos muito claros, há aproximadamente um ano, em 07/05/2019 para ser exato, quando enviei o primeiro e-mail ao Banco Central do Brasil a fim de esclarecer algumas dúvidas sobre os dados disponibilizados em seu site. A partir daí iniciei uma jornada de ideias e análises de como reunir e disponibilizar os números das cooperativas de crédito, de forma simples, e que todos pudessem acompanhar o cooperativismo financeiro e compreender a sua importância para a sociedade.
A jornada contou com o apoio e cooperação de alguns amigos e, dentre eles, destaco: Vitor Romero Moulin Teixeira, que sempre me motivou a realizar esse projeto; Leonardo Porto Marques, sempre muito solícito para enriquecer meu conhecimento na área financeira e Business Intelligence; Wanderson Vieira da Silveira, que sempre esclarece as minhas dúvidas sobre contabilidade e índices contábeis. Fábio Simmer Bernardes, que aceitou o desafio de dedicar horas do seu tempo para a estruturação e implementação da plataforma; e ao Ricardo Silva Porto, responsável pela criação da marca.
Em 06/05/2020 ocorreu o pré-lançamento da plataforma, agora oficialmente identificada como BI.COOP, e no dia Internacional do Cooperativismo, que em 2020 ocorreu no dia 04 de julho, foi o lançamento oficial. O que esperar dela? Ela vai apresentar de forma simples, transparente e eficiente, os números do cooperativismo financeiro para os associados e toda a sociedade, tornando possível que mais pessoas conheçam e integrem esse modelo econômico. Espero sua visita na plataforma BI.COOP (www.bicoop.com.br).
Redes Sociais:
- Facebook: https://www.facebook.com/bicoopbr
- LinkedIn: https://www.linkedin.com/company/bicoopbr
- Insta: https://www.instagram.com/bicoopbr
Dados do autor:
- Nome: Éder Lemke
- E-mail: eder.lemke@gmail.com
- LinkedIn: https://www.linkedin.com/in/eder-lemke/
- Facebook: https://www.facebook.com/eder.lemke
Ocupação:
- Fundador e CEO da Plataforma BI.COOP;
- Fundador e CEO da Mindtec Ltda;
- CIO da CleanClic;
- Membro efetivo do Conselho de Administração da Ciclos – Cooperativa de Infraestrutura, Consumo e Serviço do Brasil;
- Membro efetivo do Conselho de Administração do Sicoob Centro-Serrano – Cooperativa de Crédito Centro-Serrana do Espírito Santo.
Formação:
- MBA (Master in Business Administration) em Gestão de Cooperativas de Crédito pela USP/Esalq;
- Graduado Em Análise e Desenvolvimento de Sistemas pelo IFES (Instituto Federal do Espírito Santo;
- MBA (Master in Business Administration) em Gerenciamento de Projetos. Pela Fucape;
- Pós-Graduado em E-Business pelo Senac-SP;
- Graduado em Administração de Empresas pela Faesa.