Apresentações com estudante começaram agora e seguem até setembro (28/04/2022)
Quanto mais cedo aprenderem sobre educação financeira, melhor será o entendimento das crianças sobre o uso do dinheiro. Quando essas lições são ensinadas por divertidos bonecos, a tarefa fica ainda mais fácil. Por isso, o Sicoob ES abre as cortinas para o programa Arte de Somar.
O objetivo é abordar o planejamento financeiro e o incentivo à poupança através de ações lúdicas, como o teatro de bonecos, incentivando os pequenos a adotarem hábitos saudáveis que sirvam de apoio para a realização de seus sonhos.
As apresentações do projeto tiveram início nos dias 26 e 27 de abril, em Conceição da Barra, e vão até o mês de setembro, passando por mais 17 municípios capixabas (veja a programação abaixo).
Nas peças, os bonecos prendem a atenção de alunos do 6º ao 9º ano com variados elementos lúdicos, como números e operações de somar, subtrair, dividir e multiplicar decorando o cenário.
Etapas
A preparação das futuras gerações para conseguir cuidar bem do próprio dinheiro por meio do Arte de Somar é realizada em quatro etapas.
Na primeira, o programa é apresentado para as crianças e jovens das escolas.
Na segunda etapa, os estudantes realizam um curso on-line sobre finanças – “Se Liga Finanças”, do Instituto Sicoob.
Já na terceira etapa, os estudantes participam de uma oficina de teatro de bonecos, onde ensaiam uma peça sobre educação financeira.
Por último, fazem uma apresentação utilizando o teatro de bonecos para os colegas de outras turmas e para as famílias, difundindo a mensagem.
Conscientização
“A educação financeira é essencial para conscientizar as crianças sobre a importância do planejamento de suas finanças, proporcionando o desenvolvimento de uma relação equilibrada com o dinheiro e decisões acertadas sobre consumo”, explicou a superintendente de pessoas e responsabilidade social do Sicoob ES, Sandra Kwak.
Segundo ela, o Arte de Somar tem um aproveitamento bastante positivo com as atividades lúdicas do teatro de bonecos. “As crianças absorvem muito bem os conceitos que são trabalhados nas etapas do projeto. É uma ferramenta atrativa e de fácil entendimento pelos alunos”, destacou Sandra.
Projeto
Na história a ser contada por meio de bonecos, é feita uma analogia entre finanças e meio ambiente, por meio de uma abordagem didática e uma linguagem divertida.
A intenção é fazer com que as crianças e os adolescentes compreendam a importância do controle do dinheiro e dos gastos como consequência de seus atos, assim como o fruto é resultado da plantação realizada.
Calendário de apresentações do programa Arte de Somar
Conceição da Barra
Data: 26 e 27 de abril
Brejetuba
Data: 24 e 25 de maio
Castelo
Data: 02 e 03 de junho
Caramuru – Santa Maria de Jetibá
Data: 07 e 08 de junho
Vila Velha
Data: 09 e 10 de junho
Ecoporanga
Data: 14 e 15 de junho
Piaçu – Muniz Freire
Data: 21 e 22 de junho
Muniz Freire
Data: 23 e 24 de junho
Colatina
Data: 27 e 28 de junho
Itaipava – Itapemirim
Data: 03 e 04 de agosto
Vitória
Data: 09 e 10 de agosto
Santa Leopoldina
Data: 23 e 24 de agosto
São Roque do Canaã
Data: 25 e 26 de agosto
Pinheiros
Data: 30 e 31 de agosto
Nova Rosa da Penha – Cariacica
Data: 05 e 06 de setembro
Sooretama
Data: 08 e 09 de setembro
Anchieta
Data: 13 e 14 de setembro
Vargem Alta
Data: 29 e 30 de setembro