A expansão do Sicoob bate recorde. De acordo com informações do Banco Central (BC), são mais de quatro mil. E mais de duas mil comunidades do país contam com a cooperativa. Assim, é a instituição financeira com mais pontos de atendimento físico do Brasil.
Desde 2020, o Sicoob abriu 690 unidades de atendimento físico em todas as unidades federativas (uma média de 20 unidades por mês). A expectativa é que, até o fim de 2022, a instituição entregue mais de 100 novos pontos de atendimento físico à população e aos empreendedores.
O Sicoo estabelece relacionamento mais próximo com mais de 6,5 milhões de cooperados. Como resutado, há maior engajamento territorial dos pontos físicos. Além disso, investe em inovação e infraestrutura tecnológica. O objetivo é unir o físico ao digital para promover o crescimento dos negócios. Como resultado,, aumenta a eficiência. E sobretudo melhorar a oferta de produtos e serviços e o atendimento aos cooperados por meio de diferentes canais digitais e físicos.
“O cooperativismo financeiro é um movimento essencialmente de lugar e proximidade, que preza pelo atendimento humanizado, até porque nas cooperativas as pessoas, por definição, são mais importantes que o capital, e o lucro não faz parte dos objetivos. Como o usuário dos serviços é também o dono da organização, suas expectativas e preferências sobre acolhimento e tratamento sdevem ser atendidas sem restrições. Portanto, estar fisicamente nas comunidades e próximo dos indivíduos e das empresas é demonstrar fidelidade à natureza societária”, comenta Ênio Meinen, diretor de Coordenação Sistêmica e Relações Institucionais do Sicoob.
Expansão do Sicoob em 2022
Para este ano, o Sicoob mapeou 701 novos municípios para onde quer levar os benefícios do cooperativismo, oportunizando ampliar e democratizar o acesso a produtos e serviços financeiros de qualidade, a preços mais justos e em condições de equidade para cidadãos e empreendedores. Hoje, 2.090 localidades contam com o Sicoob. É a única instituição financeira com presença física no conceito de “agência” em 350 delas.
Ainda de acordo com Ênio Meinen, “o amplo atendimento físico caminha junto com a plena oferta de soluções por meio dos mais variados canais digitais (combinação da abordagem “high touch” e “high tech“), com produtos, serviços e processos devidamente habilitados para tanto, de forma que os cooperados que prefiram a conexão remota possam valer-se confortavelmente e com segurança desse meio de acesso. Daí a razão de termos destinado cerca de R$ 1 bilhão à tecnologia e inovação nos últimos três anos.”
Em 2021, a instituição registrou um crescimento de quase 84% na utilização dos canais digitais. O App Sicoob, por exemplo, foi responsável por 78% das transações realizadas, e a assistente virtual, Alice, por 2,8 milhões de atendimentos, com 97% de efetividade.
Fonte: brcooperativo.com.br