Movimento de desbancarização gerou investimento de R$ 45 bi em tecnologia no setor
Com um investimento que ultrapassou os R$ 45 bilhões em tecnologia apenas em 2023, segundo dados da Febraban, os bancos estão colocando a inovação como uma prioridade fundamental para manter sua competitividade. Os processos de digitalização e desbancarização têm sido impulsionados, desde o lançamento e adesão massiva ao Pix, que recentemente resultou no anúncio do fim das transferências via DOC. Nesse cenário, a Inteligência Artificial (IA) emerge como a nova vedete do setor, promovendo operações bancárias mais eficientes, seguras e adaptadas às necessidades individuais dos clientes
O especialista em tecnologia em serviços financeiros, Luiz Fernando Maluf, consultor da dataRain, destaca que a implementação de tecnologias avançadas, como IA, é crucial para atender às crescentes demandas dos clientes e às novas regulamentações, como o Open Finance e o Real Digital (DREX). “A IA está, sem dúvida, moldando o futuro dos serviços bancários e redefinindo a forma como interagimos com o dinheiro”, afirma Maluf.
Além dos chatbots e da experiência do usuário, a IA está sendo cada vez mais aplicada em operações bancárias, incluindo análise de dados para previsão de resultados. Maluf explica que a IA pode entender padrões de comportamento do consumidor além do score de crédito, permitindo uma oferta mais adequada para cada cliente. “A IA proporciona ao consumidor final uma experiência mais eficiente e personalizada nas plataformas digitais de serviços financeiros” destaca Maluf. “Desde o processo de onboarding até o atendimento ao cliente, a IA torna as interações mais rápidas, seguras e relevantes para as necessidades individuais de cada cliente”.
A IA também desempenha um papel fundamental na prevenção de fraudes, utilizando técnicas avançadas, como reconhecimento facial, biometria e análise de dados em tempo real. No entanto, Maluf ressalta que os bancos enfrentam desafios significativos em termos regulatórios, especialmente em relação à qualidade e legitimidade dos dados e ao custo da simulação dos modelos de IA. “A conformidade com regulamentações como a LGPD e a garantia da qualidade dos dados são essenciais para o sucesso da implementação da Inteligência Artificial no setor bancário”, destaca Maluf.
Por fim, Maluf enfatiza que a tecnologia está revolucionando o relacionamento entre clientes e bancos. “Personalização é a palavra-chave. Os clientes serão tratados de forma diferenciada, e suas decisões serão facilitadas por meio de insights e recomendações personalizadas, uma forma de manter um atendimento mais pessoal e preditivo, mesmo com o número cada vez menor de agências físicas”, finalizou.
Cooperativas apresentam cases de sucesso
A IA veio para ficar, e fechar os olhos para ela não é uma opção para as cooperativas de crédito. Aos poucos, cases de sucesso começar a se multiplicar, mostrando a capacidade do setor em se adequar a novas tecnologias, vitais para a longevidade do movimento como um todo. Veja alguns cases já andamento, e que trazem resultados significativos para cooperativas, cooperados e para a sociedade como um todo:
Sicredi
O Sicredi lançou em 2023 o Organizador PJ, solução de gestão financeira empresarial ou Business Financial Management (BFM na sigla em inglês) com o uso de Inteligência Artificial e Open Finance para apoiar em especial, micro, pequenas e médias empresas na administração de seus negócios. A ferramenta de gestão cuida da organização financeira, fluxo de caixa e integração de dados, enquanto a empresa pode focar nas tomadas de decisão e desenvolvimento do seu negócio. “Cerca de 72% das micro, pequenas e médias empresas brasileiras utilizam caderno, extrato bancário ou não tem controle financeiro algum. O Organizador PJ é muito mais que um agregador de contas e Open Finance, ele traz simplicidade e praticidade para as operações financeiras das empresas, tornando-se ideal para uso no dia a dia”, afirma Felipe Sessin, superintendente de Pessoa Jurídica do Sicredi.
A solução exerce funções semelhantes a um departamento financeiro apoiando empresas na gestão do fluxo de caixa, controle do dinheiro, previsibilidade de entrada e saída de recursos e emitir boletos, notas fiscais e extratos unificados, entre outras funções. A Inteligência Artificial, presente na ferramenta, reúne informações, cruza dados e projeta sobras ou falta de recursos, apoiando na gestão do negócio.
Sicoob
O Sicoob utiliza a IA no ambiente cibernético, por meio da aplicação User Behaviour Analytics (UBA), que utiliza machine learning e regras pré-definidas para encontrar potenciais ameaças relacionadas a contas de usuários. A inteligência artificial aprende os costumes do usuário, como o tipo de dispositivo que utiliza, as rotinas e a origem da conexão. A partir disso, estabelece pontuações com base no comportamento de cada conta de usuário do Sicoob.
O reconhecimento facial já é utilizado no Sicoob desde abril de 2020 para liberar novos dispositivos de forma remota, sem a necessidade de deslocamento aos pontos de atendimento. Para transações que acontecem fora do padrão do cooperado, ele é submetido a fazer a transação de validação avançada da biometria facial.
Além dos controles para a realização de transações, os cooperados contam com recursos que permitem definir limites diferenciados para a realização de transações com pessoas desconhecidas ou habituais, diferenciando esses limites para operações realizadas durante o dia ou à noite.
Credicitrus
A Cooperativa de Crédito Credicitrus está sempre atenta às inovações tecnológicas e reconhece a importância da inteligência artificial generativa em seu ambiente operacional. Com o intuito de assegurar as melhores práticas na utilização dessa tecnologia, a Credicitrus, no ano de 2023, promoveu algumas ações internas com intuito de envolver seus colaboradores para discutir e esclarecer os aspectos éticos e responsáveis associados ao uso de IA generativa.
O grande exemplo da utilização dessa tecnologia é o assistente virtual Léo, capaz de atender os contatos dos cooperados, prestar informações institucionais sobre a Cooperativa, informar sobre produtos e serviços, ações de marketing, Instituto Credicitrus e MarketClub. Além de estar em constante evolução, possui a capacidade de aprender e reaprender e, com isso, a tendência é que o seu atendimento fique ainda mais rápido.
Unicred
Uma das funcionalidades mais utilizadas do mercado, também faz parte do atendimento da Unicred: a Alexa. A assistente pessoal virtual, que tem o objetivo de auxiliar na execução de algumas tarefas cotidianas, faz parte do portfólio de atendimento desde fevereiro de 2023, sanando dúvidas sobre questões institucionais da cooperativa e com conteúdo informacional. Primeira entrega da Unicred em formato voice bots, a tecnologia responde perguntas sobre os cartões Unicred Visa, um dos mais utilizados pelos cooperados e outros serviços, colocando a inteligência artificial como grande aliada no atendimento ao cooperado e associado.
“A ideia é oferecer mais um canal para entregar ao cooperado informações importantes sobre a Unicred, em sua casa ou onde ele estiver. Dessa forma, seguimos a tendência de mercado, tendo a Alexa como mais um apoio e facilitador para solicitações diárias”, afirmou o diretor da Unicred do Brasil, Luís Augusto Schuler, na época do lançamento.
Fonte: Assessoria de Imprensa – dataRain, com adaptação da MundoCoop (mundocoop.com.br)