Congresso de cooperativismo de crédito vai debater a sustentabilidade humana

De 7 a 9 de agosto, Belo Horizonte vai sediar o 15º Congresso Brasileiro do Cooperativismo de Crédito (CONCRED), evento do cooperativismo financeiro que deve reunir cerca de 5 mil congressistas, entre participantes presenciais e online. O tema central será “A sustentabilidade humana e o mundo exponencial: construir o futuro em tempos de transformação”. O Portal do Cooperativismo Financeiro é mídia parceira do evento.

“A temática principal do evento representa uma forma do setor promover, valorizar e debater as ações focadas nos pilares ESG (ambiental, social e de governança), em consonância com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU), passando por aspectos como ética, equidade e participação democrática, entre outros”, informa Moacir Krambeck, presidente da Confederação Brasileira das Cooperativas de Crédito (Confebras), realizadora do evento.

Já Telma Galletti, superintendente da Confebras, explica que o Congresso é formado por diversas ações e eventos paralelos: “Teremos palestras, painéis, workshops, debates, espaços para capacitação, aperfeiçoamento e feira de negócios e networking”, destaca. A abertura será no dia 7 de agosto, com palestra magna do britânico Jonh Elkington, considerado o “pai da sustentabilidade”.

O evento busca incentivar a sustentabilidade, sem deixar de reforçar, manter e valorizar o ser humano, ao lado da ciência e da tecnologia, para acompanhar as transformações globais, cada vez mais velozes. “Afinal, a construção do futuro passa pelos avanços tecnológicos e a sustentabilidade dos negócios. E isso só pode ser alcançado com o desenvolvimento humano”, completa Telma.

O Congresso será formado por sete trilhas do conhecimento, que serão realizadas em 10 palcos simultâneos, com a participação de mais de 70 palestrantes de renome nacional e internacional. E uma dessas trilhas é justamente a sustentabilidade humana, que envolve aspectos como liderança e pessoas; diversidade e inclusão; essência humana e propósito; saúde mental e estigmas; humanidade 360 graus, adaptabilidade e ciência da felicidade.

As outras seis trilhas ou eixos de debate se referem às temáticas: mundo exponencial (abordagem sobre aspectos como inovação e tecnologia transformadoras; futuros plurais; tecnologias habilitadoras; neuro-inovação; ética e inteligência artificial; e resiliência digital); governança ambidestra (eixo que abordará fatores como governança transformacional, ágil e consciente; ESG e sustentabilidade dos negócios; riscos e compliance; e cibersegurança); cenários globais (com foco em marketing digital; comunicação inclusiva; estratégias e tendências; economia e mercado; engajamento dos jovens; cultura de aprendizagem; e finanças sustentáveis); inovação e protagonismo (com enfoque em áreas como inteligência artificial ética e responsável; criatividade e resiliência; tecnologias humanas; Chat GPT e modelos de linguagem; e ciência de dados); mercado e cenário interno do Sistema Nacional de Crédito Cooperativo – SNCC (neste eixo os debates envolverão aspectos sobre normas e regulação – a cargo do Banco Central do Brasil; painel sobre aspectos jurídicos e tributários; além de apresentação de boas práticas ESG; educação financeira; prêmios e reconhecimento); e intercooperação (eixo que irá focar na essência da intercooperação e envolverá temas como cooperativismo de plataforma; e intercooperação horizontal e vertical).

Atividades diversificadas

O CONCRED é formado por diversos eventos e ações, tais como a feira, palestras, painéis, workshops, debates, premiações, lançamento de livros, projeto Integração-Juventude, espaços para capacitação, aperfeiçoamento e networking. A cada edição, novas atividades são acrescentadas e passam a integrar a estrutura do Congresso, enriquecendo a programação, ampliando os temas paralelos e diversificando tanto as abordagens quanto os produtos oferecidos e o público beneficiado.

A programação do 15º CONCRED inclui Feira de Negócios Cooperativistas, com 50 expositores; Arena Integração-Juventude, que terá a participação presencial de 3.000 jovens estudantes de Belo Horizonte; e, este ano, a entrega do Prêmio ProsperaCoop, que irá valorizar projetos das cooperativas financeiras em quatro categorias (meio ambiente, social, governança e finanças sustentáveis). Também será lançado um concurso que irá reconhecer pesquisas acadêmicas sobre o cooperativismo de crédito.

A palestra magna de abertura do CONCRED será no dia 7 de agosto, com a presença confirmada de John Elkington, considerado o “Pai da Sustentabilidade”. Ele é autor do chamado tripé bottom line (ou tripé da sustentabilidade), a partir da crença na necessidade de um olhar amplo para a agenda socioambiental, no qual os conceitos se conectem e possam chegar às empresas e governos de forma simples para serem compreendidos e implementados.

Indicadores

Em todo o mundo, são quase 88 mil cooperativas de crédito espalhadas por 118 países. No Brasil, 767 cooperativas estão localizadas em 3.080 municípios (55,3%), com mais de 9 mil postos de atendimento. De acordo com dados do Banco Central, consolidados pelo BureauCoop da Confebras, a carteira de crédito do SNCC resultou em R$ 336 bilhões em 2022 e R$ 388 bilhões em 2023, uma evolução de 15%. Em 2019, o cooperativismo de crédito representava 3% no Sistema Financeiro Nacional (SFN). Quatro anos depois, em 2023, esta participação subiu para 7%. E continua crescendo a taxas de quase 30% ao ano.

O total de cooperados do SNCC subiu de 17 milhões em 2022, para 19 milhões em 2023, entre pessoas físicas (cerca de 80%) e jurídicas. As mulheres são maioria entre as pessoas cooperadas do setor: em todo o Brasil, são 8,78 milhões de cooperadas, que representam 56,2% da base de pessoas físicas associadas.

A força de trabalho do cooperativismo financeiro também é majoritariamente feminina: são 60,8% dos colaboradores do setor e 20% de mulheres em cargos de direção no cooperativismo financeiro, de acordo com dados de 2022 do Banco Central do Brasil e da Relação Anual de Informações Sociais (RAIS), do Ministério do Trabalho e Emprego, organizados pelo BureauCoop da Confebras.

Inscrições presenciais e digitais

O CONCRED é voltado para a formação e participação de lideranças e gestores do setor de cooperativismo de crédito, dirigentes de cooperativas, conselheiros, gestores, administradores e colaboradores, além de pesquisadores e integrantes do SNCC e do SFN.

Ainda dá tempo de participar presencialmente, fazendo a inscrição pelo site: www.concred.coop.br. Quem preferir, pode se inscrever para o 15º CONCRED Digital, que terá transmissão de parte da programação online. Mais informações pelo telefone (61) 3323-2335 ou pelo e-mail: eventos@confebras.coop.br

A realização do evento é da Confederação Brasileira das Cooperativas de Crédito (Confebras); com correalização do Sistema Sicoob Central (Crediminas e Cecremge); apoio institucional do Banco Central do Brasil e do Sistema OCEMG – Organização das Cooperativas do Estado de Minas Gerais; patrocínio master do Sistema OCB – Organização das Cooperativas Brasileiras; e patrocínio do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas – Sebrae.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *