O Conselho Mundial das Cooperativas de Crédito (WOCCU) e a Fundação Mundial das Cooperativas de Crédito (WFCU) anunciaram como o tema do 76º aniversário do Dia Internacional das Cooperativas de Crédito (ICU)®, “Um mundo por meio das finanças cooperativas”. A celebração será no dia 17 de outubro de 2024.
“Em um momento de nossa história em que parecemos cada vez mais divididos, esperamos que nossas cooperativas de crédito usem o tema do ICU Day 2024 para mostrar como nosso movimento aproxima as pessoas por meio de instituições financeiras democráticas, de propriedade dos associados, que colocam as pessoas acima do lucro”, disse Thomas Belekevich, Diretor de Serviços aos Associados da WOCCU.
Mais de 82 mil cooperativas de crédito e outras instituições financeiras cooperativas levam inclusão financeira e um futuro promissor a mais de 403 milhões de associados em todo o mundo. Desde a primeira celebração em 1948, esse dia é uma oportunidade de destacar e celebrar nossas conquistas como um movimento global.
“O Dia Internacional das Cooperativas de Crédito é sobre unidade. Trata-se de unir nosso movimento global de cooperativas de crédito”, disse Mike Reuter, Presidente da WFCU. “Os pins do ICU Day que estamos oferecendo para doações à WFCU ajudam a unificar todas as camadas do nosso movimento global de cooperativas de crédito, ao mesmo tempo em que convidam todos a desempenhar um papel no crescimento da WOCCU e da missão da WFCU de promover a inclusão financeira em todo o mundo.” Mais informações sobre como participar das comemorações, podem ser encontradas aqui.
Representatividade brasileira marca presença
Grande representante do cooperativismo no mundo todo, as cooperativas brasileiras tem ampliado sua presença em grandes encontros do coop mundial. Parte do reconhecimento se dá ainda por um movimento que tem resultado na associação dos principais sistemas de cooperativas do país, à WOCCU.
No início deste ano, o Conselho Mundial de Cooperativas de Crédito (WOCCU) anunciou a adição do Sicoob, um dos maiores sistemas cooperativos financeiros da América Latina, como seu novo membro, que agora faz parte de uma estrutura de membros revisada do Conselho da Woccu Conselho de Administração, tendo sido aprovado no início de 2024.
“Isso evidencia o compromisso da nossa instituição com os princípios do cooperativismo financeiro, como também confirma a importância do tema à escala global”, comentou Marco Aurélio Almada, CEO do Sicoob, em reportagem exclusiva publicada pela MundoCoop.
O Sicredi é membro direto da WOCCU há mais de 20 anos. O sistema cooperativo foi uma das organizações que defendeu uma maior inclusão através da abertura da adesão à WOCCU a mais de uma associação nacional por país, mesmo que isso significasse acolher uma das suas concorrentes. “O apoio do Sicredi à adesão de novos sistemas é um sinal muito claro de intercooperação global em favor de um mundo melhor voltado para o desenvolvimento de comunidades mais pacíficas – seguindo o lema de pessoas ajudando pessoas”, disse Manfred Dasenbrock, Diretor do Conselho da WOCCU que também atua como presidente da Central Sicredi PR/SP/RJ (Curitiba, Brasil) e conselheiro do Sicredi.
Sinal da importante presença brasileira no coop internacional, na próxima semana o Sicredi participa da Conferência Mundial das Cooperativas de Crédito (WCUC – World Credit Union Conference) promovida pelo Woccu (Conselho Mundial das Cooperativas de Crédito, na tradução da sigla em inglês), e programada para acontecer entre 21 e 24 de julho, em Boston, nos Estados Unidos. O Sicredi marcará presença com uma delegação de mais de 120 pessoas no evento que reunirá aproximadamente 3 mil lideranças de cooperativas de crédito de mais de 60 países.
“Estar presente na Conferência Mundial das Cooperativas de Crédito é uma oportunidade ímpar para compartilhar nossas iniciativas e aprender com as melhores práticas globais. A grande delegação brasileira fortalece o movimento em nosso País e nos permite trocar experiências, fortalecer nossos laços com outras cooperativas de crédito do mundo e trazer de volta para o Brasil boas-práticas que podem ser aplicadas diretamente em nossas cooperativas. Eventos como este são fundamentais para continuarmos inovando e impactando positivamente as comunidades onde atuamos. A conexão que o Woccu promove há tantos anos é muito valiosa”, afirma Dasenbrock.
Além de Sicredi e Sicoob, a Cresol também se tornou membro da Woccu em 2024. A participação da Cresol em atividades do WOCCU já ocorria há alguns anos, como nas conferências realizadas em 2022 e 2023, em Glasgow (Escócia) e Vancouver (Canadá), respectivamente. A aprovação como membro associado trouxe o reconhecimento pela trajetória da Cresol e, principalmente, por seus projetos para o futuro.
“A nossa evolução dentro do WOCCU acompanha também a evolução do Sistema Cresol, nosso crescimento, o fortalecimento da marca, nossa presença cada vez mais ativa nas comunidades e as nossas relações estratégicas, que se ampliam cada vez mais. É, seguramente, um momento ímpar que o Sistema Cresol vive com essa conquista”, disse Cledir Magri, presidente da Cresol Confederação, em resposta à aprovação da Cresol como membro da entidade internacional. A Cresol também deve participar da Conferência Mundial das Cooperativas de Crédito, com uma comitiva de representantes de suas centrais e cooperativas singulares.
Por Redação MundoCoop Fonte: mundocoop.com.br