Cooperativa conquistou um 1º lugar e dois 2º lugares com projetos de sustentabilidade nas categorias meio ambiente, finanças inclusivas e governança
A Cresol conquistou um 1º lugar e dois 2º lugares no Prêmio ProsperaCoop, que reconhece as melhores práticas de sustentabilidade promovidas pelas cooperativas de crédito do Brasil. A entrega do prêmio aconteceu durante a abertura do 15º Congresso Brasileiro do Cooperativismo de Crédito (Concred), dia 7 de agosto, em Belo Horizonte (MG).
O Prêmio ProsperaCoop é uma iniciativa da Confederação Brasileira das Cooperativas de Crédito (Confebras) e tem como objetivo reconhecer projetos de impacto socioambiental que contribuam para a transformação da sociedade e o desenvolvimento das cooperativas de crédito.
Os projetos da Cresol foram premiados nas seguintes categorias: finanças sustentáveis – 2º lugar Cresol Minas Gerais, com o projeto “Piscicultura intensiva em caixas-d’água”; governança – 2º lugar Projeto Embaixadores, da Cresol Minas Gerais; e meio ambiente – 1º lugar Projeto Cresol Siga, relacionado à qualidade da água, da Central Cresol Sicoper.
O presidente da Cresol Confederação, Cledir Magri, parabenizou as ações realizadas pelas cooperativas. “Cabe a nós parabenizarmos o sistema como um todo. Nós temos muito a mostrar para a comunidade o que a Cresol faz e o que nós representamos. Destacamos que vale a pena investirmos tempo, esforços, energia para entregarmos para a comunidade aquilo que de fato são os grandes pilares da nossa instituição Cresol”.
Projetos premiados
O Projeto Cresol Siga, ligado à Cresol Sicoper, com a parceria da Water.org, tem a iniciativa de proporcionar uma melhor qualidade de vida às comunidades, fornecendo às pessoas o acesso à água de qualidade. Além disso, o projeto veio para incentivar os investimentos em ações de sustentabilidade e fomentar uma carteira de crédito verde dentro de todas as cooperativas do sistema.
“A água é a minha sobrevivência, se não fosse esse projeto eu não conseguiria essa caixa d’água e não teria água para a minha horticultura. A água é a vida”, comenta Silvano Baldin, cooperado da agência de Iraí (RS), da Cresol Raiz.
O presidente da Cresol Sicoper, Carlos Cupercini, agradece pelo reconhecimento da cooperativa. “Nós temos um trabalho muito importante dentro da Cresol, um trabalho muito humano, feito por pessoas para atender pessoas, não é só o crédito, é isso que me orgulha. Então, mais uma vez gratidão por este prêmio, gratidão pela equipe que realizou esse trabalho e fez com que chegasse aos nossos cooperados a oportunidade de fazerem uma melhor infraestrutura, ter uma melhor condição de vida e ainda ajudar o meio ambiente”.
Reconhecido em 2º lugar, o projeto “Piscicultura intensiva em caixas-d’água” tem como objetivo principal a implantação de 20 sistemas de criação de peixes para agricultores do município de Espera Feliz (MG), promovendo soberania alimentar e geração de renda através de práticas sustentáveis.
A agricultora familiar Elizabeth Henrique Ferreira Estevam, da comunidade Varge Alegre, conta da felicidade em participar desse projeto que trouxe muitos benefícios. “Desde 2021 esta aqui esse projeto, e hoje eu tenho peixe para minha alimentação, trouxe mais saúde para minha família, para minha mesa com alimentos saudáveis”, afirma.
Outo projeto premiado foi o Programa Embaixadores Cresol Minas Gerais, com início em 2022, que envolve cooperados selecionados como embaixadores, a equipe da Cresol e as comunidades atendidas. A estratégia inclui a formação de grupos em cada agência, a difusão dos valores e princípios do cooperativismo e a promoção de maior participação dos cooperados na vida da cooperativa, fortalecendo a governança ética e responsável da organização.
“Isso é fruto de um trabalho que a gente vem realizando há muito tempo. A nossa cooperativa completa 20 anos de atuação no Estado de Minas Gerais, e esses prêmios vêm coroar tudo aquilo que a gente tem feito, contribuindo para que a gente possa levar o cooperativismo da Cresol para fortalecer as nossas comunidades cada vez mais”, declara o presidente da Cresol Minas Gerais, João Paulo Dias da Fonseca.